
Um Boeing 737 da Southwest Airlines iniciou a decolagem por engano em uma pista de taxiamento no Aeroporto Internacional de Orlando, nos Estados Unidos, na data de ontem, 20 de março.
O incidente ocorreu com o voo SWA3278, com destino a Albany, operado pelo Boeing 737-800 de matrícula N8315C da companhia aérea americana. A aeronave havia recebido autorização para decolar na pista 17R, mas os pilotos, em vez de seguirem até o ponto correto, fizeram uma curva à direita antes da interseção e alinharam o jato na pista de táxi H.
A tripulação chegou a iniciar a decolagem, atingindo cerca de 70 nós (130 km/h), antes de abortar a manobra. Após o retorno ao portão de embarque, os passageiros foram desembarcados, e o voo só partiu três horas depois, utilizando outra aeronave e uma nova tripulação.
Em nota à NBC News, a Southwest Airlines confirmou o erro e declarou que a tripulação “confundiu a pista de decolagem com a de táxi”. Já a Administração Federal de Aviação (FAA) afirmou que o controlador de tráfego aéreo cancelou a autorização de decolagem ao perceber o engano, mas não esclareceu se os pilotos notaram o erro antes ou apenas após a intervenção do controlador.
According to the FAA, a Southwest 737-800 "began its takeoff roll on a taxiway" this morning in Orlando.
— Ryan Ewing (@FlyingHighRyan) March 20, 2025
Ground speed ADS-B data shows the aircraft reaching a top speed of nearly 70 knots on Taxiway H. https://t.co/x1vNl0zCoc pic.twitter.com/7QHn6YQYOQ