Início Acidentes e Incidentes

Boeing 737 da Total Express tem alarme de fogo disparado em voo perto de Manaus

Boeing 737-400F da Total Cargo – Imagem: Vídeo reprodução Plane Spotter HD Curitiba

Um incidente de natureza leve envolvendo um Boeing 737-400F da Total Cargo foi registrado no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – CENIPA, no qual a aeronave teve uma indicação de fogo a bordo durante a chegada ao aeroporto de destino.

De matrícula PS-TLA, o Boeing 737-400F opera com as cores da Total Express, uma empresa brasileira de logística, e estava programado para realizar um voo de carga com apenas dois pilotos, saindo de Guarulhos para Manaus no último dia 7 de março.

De acordo com dados do CENIPA, o voo TTL-9883 aconteceu sem intercorrências quase que na sua totalidade, entretanto, ao se aproximar do aeroporto Eduardo Gomes, em Manuas, a tripulação observou o acendimento da luz de alarme de fogo no porão traseiro.

Com o possível fogo a bordo, os pilotos inciaram os procedimentos previstos nos manuais e checklist do Boeing. Segundo consta, no entanto, a luz apagou e o alarme indicativo cessou algum tempo depois.

Trajetória da aeronave envolvida – Imagem: RadarBox

De acordo com dados complementares da plataforma RadarBox de rastreio de voos, os pilotos chegaram ao aeroporto manauara pela pista 29, às 19h38 locais, e efetuaram um pouso sem problemas. Posteriormente, após passar um curto período no aeroporto, o 737 realizou um novo voo de volta à Guarulhos sem intercorrências.

O Boeing 737 envolvido no incidente chegou ao Brasil no final de maio de 2021 como o primeiro jato do modelo a ser incorporado na frota da mineira Total Linhas Aéreas, uma empresa tradicional do transporte aéreo brasileiro, que hoje tem um foco maior no mercado de carga. O jato foi logo empregado numa parceria entre a empresa aérea e a Total Express.

Esse Boeing foi fabricado em 1996 e operou antes pela LOT Polish Airlines, da Polônia, sendo posteriormente adquirido pela locadora VX Capital Partners e convertido para carga.

Leia mais:

Sair da versão mobile