Boeing 737 de luxo usado pelo presidente da Bielorrússia entra na lista de sanções dos EUA

Foto: Alex Pereslavtsev, GFDL 1.2, via Wikimedia

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos aplicou sanções adicionais ao avião do presidente bielorrusso Alexander Lukashenko, que mantém estreitos laços com a Rússia. O Boeing 737 BBJ (matrícula EW-001PA) também é utilizado por Lukashenko em visitas particulares e oficiais a países estrangeiros.

Como consequência, todas as transações de indivíduos ou entidades dos EUA, em qualquer contrato que envolva tal aeronave, são proibidas, tornando mais difícil fornecer e demandar peças para a aeronave e reparos.

A Bielorrússia tem uma parceria próxima com o presidente Vladimir Putin, incluindo a realização de exercícios militares conjuntos mesmo depois da invasão russa na Ucrânia. O presidente Lukashenko visitou a China no início deste mês para uma reunião de cúpula com o presidente Xi Jinping, onde assinaram uma declaração conjunta contra sanções independentes.

A OFAC está identificando EW-001PA como propriedade na qual Lukashenka, uma pessoa cuja propriedade e participações estão bloqueadas de acordo com a EO 14038, tem interesse.

“O regime autoritário de Lukashenko depende de empresas estatais e funcionários importantes para gerar receitas substanciais que permitem atos opressivos contra o povo bielorrusso”, disse o subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira, Brian Nelson. “Continuamos comprometidos em impor custos ao regime de Lukashenka por sua supressão da democracia e apoio à guerra escolhida por Putin.”

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Boeing 737 deixa uma das rodas para trás durante a decolagem;...

0
Um Boeing 737 perdeu uma das rodas do conjunto principal do trem de pouso durante o procedimento de decolagem no último domingo.