Boeing 737 e Airbus A300 ficaram perto demais em voo próximo ao aeroporto de Barcelona

Imagem meramente ilustrativa, não real – Fonte: EUROCONTROL

A comissão de investigação da aviação da Espanha (CIAIAC) avalia uma ocorrência em que dois aviões comerciais passaram muito próximos um do outro em voo nas proximidades do Aeroporto Josep Tarradellas Barcelona-El Prat, de Barcelona.

Segundo reporta o The Aviation Herlad com base nas informações preliminares da CIAIAC, o caso envolveu um Boeing 737 da Ryanair e um Airbus A300 da EAT Leipizig, empresa dos correios da Alemanha que voa sob as cores da DHL, no dia 4 de junho.

O Boeing 737-800 da Ryanair, registrado sob a matrícula EI-GJS, havia acabado de decolar e iniciava sua subida, realizando o voo FR-6353 para Milão Bergamo, na Itália, com 187 passageiros e 6 tripulantes, tendo partido pela pista 24L de Barcelona.

Ao mesmo tempo, o Airbus A300-600 da EAT Leipzig, registrado sob a matrícula D-AEAO, chegava a Barcelona no voo cargueiro QY-1685, proveniente de Leipzig, na Alemanha, com 5 tripulantes, mas havia arremetido (desistido do pouso) a cerca de 1.000 pés (305 metros) de altura na aproximação final para a pista 24L.

Os dois aviões ficaram bastante próximos entre si logo ao lado do aeroporto durante a subida, no prolongamento das pistas, enquanto os pilotos do Boeing 737 curvavam o jato à esquerda, passando por baixo da trajetória do Airbus A300.

As duas imagens a seguir mostram as posições e altitudes aproximadas de ambos os jatos em um determinado momento.

Imagem: FlightRadar24
Imagem: FlightRadar24

A composição gráfica apresentada a seguir, com ambas as trajetórias e as posições ao longo do tempo, foi feita pelo The Aviation Herald com base no histórico de dados ADS-B dos dois aviões:

A CIAIAC da Espanha abriu uma investigação sobre a ocorrência e, até o momento, informou apenas que: “Ambos os aviões manobraram para se afastar, de acordo com as instruções recebidas de seus correspondentes sistemas de alerta de tráfego e anticolisão, e continuaram seus voos normalmente”.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

O avião criado para jamais ser usado, mas que está de...

0
Recentemente, no dia 28 de julho de 2022, pousou na Base Aérea de Brasília o Boeing E-4B Nightwatch, uma variante do versátil Boeing 747