Boeing 737 ex-Aerolíneas perde todo o azul e fica preto em futura conversão para carga

Imagem: EIA

A Aeronautical Engineers (AEI) anunciou na última segunda-feira, dia 13 de dezembro, que a Chrono Aviation, sediada no Canadá, assinou um contrato para a conversão em cargueiro de um Boeing 737-800SF. O Boeing 737 que será modificado foi retirado este ano da frota da Aerolíneas Argentinas.

Com o número de fabricação MSN 30748, anteriormente registrado sob a matrícula LV-CTB, a aeronave está programada para iniciar modificações em junho de 2022 e ganhará uma chamativa pintura preta sobre sua fuselagem, assim como pode-se observar na imagem mais acima na matéria.

Após a chegada deste pedido, a Chrono terá uma frota de dois cargueiros 737-800SF, um de propriedade da empresa e outro arrendado. Ambos serão usados para apoiar o crescimento da empresa operações de carga.

O cargueiro B737-800SF convertido pela AEI oferece uma carga útil no deck principal de até 23,9 toneladas e incorpora onze posições de contêiner de altura total de 2,2 x 3,1 metros, além de uma posição adicional
para um AEP/AEH. A conversão também incorpora novas vigas de piso atrás da caixa da asa, um grande porta de carga principal de 2,1 x 3,4 metros, com um único sistema de porta de ventilação.

O projeto da AEI permite que os contêineres sejam carregados na aeronave a uma distância total de cerca de 40 centímetros atrás do batente da porta dianteira, garantindo que os operadores de solo tenham espaço de manobra suficiente que minimiza possíveis batidas de porta e aeronave. Além disso, o B737-800SF AEI inclui um Ancra Cargo Loading System, uma barreira rígida que suporta 9G, cinco assentos padrão para tripulação e passageiros-extra, uma cozinha e lavatório completos.

De acordo com nosso parceiro Aviacionline, a aeronave ficará baseada em Winnipeg, no oeste do Canadá. A empresa Arctic Co-ops contratou um dos Boeing 737 para fornecer produtos perecíveis ao profundo Ártico canadense da província de Nuvavut.

“Com esta aeronave de última geração, seremos capazes de responder a um mercado completamente novo que está experimentando um crescimento fenomenal. Com o objetivo contínuo de inovar e conquistar novos mercados, a Chrono Aviation, uma das maiores companhias aéreas de Quebec, se destaca mais uma vez por se tornar a primeira no Canadá a apresentar um Boeing 737-800SF”, disse Vincent Gagnon, presidente da Chrono Aviation.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias