Boeing 737 fica sem os pneus dianteiros ao pousar e pedaços danificam o avião

Um Boeing 737-800 sofreu um incidente na última segunda-feira, dia 25 de outubro, quando ao pousar acabou ficando sem os pneus do trem de pouso dianteiro, que atingiram e danificaram outras partes do jato.

A ocorrência aconteceu com a aeronave da companhia aérea Egypt Air registrada sob a matrícula SU-GEE, que estava realizando voo de passageiros entre as cidades de Cairo, no Egito, e Medina, na Arábia Saudita.

De acordo com informações do The Aviation Herald, o voo MS-2677 com 154 passageiros e 6 tripulantes pousou no Aeroporto Internacional Príncipe Mohammad Bin Abdulaziz, em Medina, às 16h41 horário local (13h41 UTC), entretanto, ao tocar a pista, o Boeing 737 teve os pneus do trem do pouso do nariz estourados.

Egypt Air
Boeing 737-800 da Egypt Air semelhantemente ao envolvido no incidente – Imagem: Laurent ERRERA, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Os pedaços dos pneus provenientes da explosão acertaram partes da fuselagem, motores e asa da aeronave, causando marcas e afundamento. Após a ocorrência, o jato ficou desativado sobre a pista e uma inspeção ainda encontrou danos na parte inferior do motor esquerdo, porém, semelhantes a um caso de atrito da carenagem contra o solo, e não apenas de impacto dos pneus perdidos.

A imagem que ilustra esta matéria mostra o trem de pouso sem ambos os pneus após o pouso, e as imagens a seguir apresentam os danos encontrados no motor da aeronave.

A pista e o aeroporto ficaram fechados por aproximadamente três horas. A aeronave envolvida no incidente, segundo dados da plataforma de voos do RadarBox, ainda permanece em solo há três dias desde o acontecimento.

Até o momento da publicação desta matéria, não há nenhuma atualização com indicações do que se suspeita que possa ter acontecido para causar o incomum incidente com ambos os pneus dianteiros e o possível contato do motor com a pista.

Curiosamente, este é o segundo incidente envolvendo trem de pouso em uma companhia aérea egípcia em 10 dias. No último dia 15 de outubro, um Boeing 737-700 teve todos os pneus do trem de pouso principal estourados durante a aterrissagem, deixando longas marcas de atrito pelo asfalto de um aeroporto na Romênia.

Relembre esse e outros incidentes acessando os títulos abaixo:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias