Boeing 737 MAX deve ser liberado para voos tão logo quanto no próximo dia 18

A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) pode recertificar o Boeing 737 MAX já na quinta-feira da semana que vem, apontam fontes.

Avião Boeing 737 MAX 8 Gol Linhas Aéreas
Divulgação – GOL

As informações foram repassadas de três fontes para a Reuters, e confirmada por uma quarta ao AEROIN, apontando que, apenas hoje, 9 de novembro, quatro jatos MAX fizeram os últimos voos de teste em Seattle, preparando para a re-certificação iminente.

A Reuters, por sua vez, apontou a data do dia 18 de novembro para a liberação da aeronave. Teoricamente, a partir desta data os voos comerciais com o jato podem ser resumidos nos EUA e no Panamá (que vinculou a sua liberação à da agência americana). Porém, para isso todos os aviões e suas tripulações devem se adequar às mudanças, que incluem o software do jato e um treinamento em simulador para os pilotos, o que não era obrigatório anteriormente.

Dentre as modificações obrigatórias estão o uso de dois sensores de ângulo de ataque, já que nos acidentes que vitimaram 300 pessoas, o único sensor falhou e passou informações erradas para o sistema da aeronave, que não era de total conhecimento dos pilotos e que se sobrepunha às suas decisões.

Próximos da FAA estão técnicos da brasileira ANAC, que fazem parte do processo de re-certificação, e devem, em seguida, ratificar as modificações, permitindo que a GOL inicie o processo de retomada dos voos. As agências comumente atuam em conjunto e confiam nas análises das outras, no entanto, com o MAX podem haver mudanças no processo devido ao seu histórico.

Mas a volta dos voos no país não deve acontecer até o ano que vem, dada a disponibilidade de simuladores (inexistentes no Brasil) e tempo para fazer as modificações dos sete jatos da GOL que estão em Belo Horizonte, além dos cerca de dez que estão na fábrica da Boeing.

A própria Reuters, citando fontes na FAA, aponta que serão necessários no mínimo 30 dias para executar esse processo de adaptação em cada empresa, com a melhor perspectiva da retomada dos voos para o feriado natalino.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias