O Boeing 737 MAX 8 completou uma grande etapa ao concluir os voos de teste de alta altitude em La Paz, na Bolívia. Essa é a primeira viagem internacional realizada pela aeronave dentro do programa de testes do 737 MAX, que antes passou por Santiago, no Chile.
A uma altitude de 4.050 metros (13.300 pés) em relação ao nível do mar, o teste realizado visava atestar a capacidade do MAX em voos e decolagens em altas altitudes, condição que pode afetar os motores e o desempenho geral da aeronave.
“Sob condições extremas, os motores e outros sistemas testados tiveram desempenho acima da média, conforme esperado. Isso é exatamente o que queríamos ver”, disse Keith Leverkühn, vice-presidente e gerente geral do programa 737 MAX.
Os voos de teste para o 737 MAX estão dentro do cronograma, com três aviões de teste tendo completado mais de 100 voos combinados até agora. O quarto e último avião de teste deverá fazer seu primeiro voo nas próximas semanas, dando andamento ao cronograma.
O primeiro 737 MAX está programado para ser entregue à Southwest Airlines no terceiro trimestre de 2017. No total, a família 737 MAX já recebeu mais de 3 mil encomendas firmes de clientes no mundo inteiro. No Brasil, a GOL Linhas Aéreas prevê recebê-lo a partir de 2018.