Boeing 737 para o Flight Simulator é revelado com o Rio de Janeiro de pano de fundo

A longa espera dos fãs por um Boeing 737 NG realista para o Microsoft Flight Simulator (MSFS) está acabando, com o modelo da desenvolvedora PMDG próximo do lançamento.

© PMDG

Até o momento, o novo simulador da Microsoft carece de aviões comerciais de alta fidelidade, sendo o único próximo disso o Bombadier CRJ-900 da Aerosoft, considerado de categoria “média” em termos de realismo. A falta de aviões mais complexos e no nível que se tem no Prepar3D, antigos Flight Simulators e no concorrente X-Plane, tem afastado fãs mais assíduos e que desejam uma simulação “o mais real possível”.

Com o Boeing 737 NG não foi diferente, já que chegaram a ser lançados modelos até do 737 MAX, mas com sistemas de aviões que já vêm no MSFS e que são incompletos.

A PMDG, por sua vez, é de longe a que produz os Boeings para a simulação com maior nível de imersão, precisão e fidelidade de controles, sendo utilizado por muitos pilotos reais como plataforma de aprendizado e treinamento, em casa ou em simuladores homologados.

Após muitos atrasos, em boa parte por culpa da própria produção do MSFS, o 737 NG da PMDG entrou na fase de testes Beta, e ontem foi lançado um vídeo de apresentação oficial do avião, tanto na versão de passageiros como carga:

As cenas se passam no Rio de Janeiro, no Aeroporto Santos Dumont. Nele o 737 taxia, decola e voa próximo ao SDU, e também interage com equipamentos de solo próximos a um hangar. Ainda não foi revelado quando esse, que é o jato mais completo já feito para o MSFS, será lançado, mas a expectativa é que ocorra ainda no primeiro semestre deste ano.

O preço também não foi divulgado, mas a PMDG lançará ele em pacotes por modelo: primeiro chegará o 737-700, nas versões de passageiros, carga e executiva (BBJ), depois o -800 nestas versões e outras a confirmar, como militar, e assim também com o -900 e -600, com um mês e meio de diferença de lançamento entre uma e outra.

A boa notícia é que serão versões independentes, sendo que cada piloto virtual poderá adquirir a versão que desejar, sem precisar comprar a -700 para ter a -800 por exemplo. A má notícia é que o preço deve vir na faixa atual da PMDG para lançamentos, que gira em torno dos $100 dólares (R$513) por avião.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias