Boeing 737 passa pouco acima de Airbus A319 decolando no aeroporto de Congonhas; veja em vídeo

Imagem fornecida ao AEROIN – Reprodução proibida sem autorização do canal Golf Oscar Romeo

Uma situação bastante incomum chamou a atenção nesta manhã de segunda-feira, 18 de julho, no Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, quando os pilotos de um Boeing 737 precisaram arremeter a poucos instantes de cruzar a cabeceira da pista enquanto um Airbus A319 ainda corria em sua decolagem.

A cena foi vista às 09h54, quando o Boeing 737-800 de matrícula PR-GGE, da Gol Linhas Aéreas, chegava de Porto Alegre no voo G3-1209, enquanto o Airbus A319 de matrícula PR-MBW, da Latam, decolava para São José do Rio Preto (SP) no voo LA-3610.

O vídeo a seguir, de autoria do canal Golf Oscar Romeo, tem sua cópia integral ou parcial proibida a menos que autorizada pelo canal.

Quem ouvia a frequência de comunicação da torre de Congonhas naquele momento escutou que o avião da Latam recebeu autorização para decolar quando estava na cabeceira 17R, e logo na sequência, um dos pilotos da Gol foi ouvido avisando ao controlador de tráfego aéreo que sua aeronave estava na curta final, ou seja, a segundos do pouso.

A posição do Boeing 737 quando o Airbus A319 iniciava a decolagem – Imagem: FlightRadar24

Apesar da situação, nenhuma orientação de arremetida foi ouvida sendo dada pelo controlador de tráfego aéreo aos pilotos do avião da Gol em aproximação, e nem de rejeição de decolagem aos pilotos do avião da Latam.

Com isso, pouco depois, enquanto o A319 estava acelerando pela pista, o Boeing 737 da Gol já era visto passando poucos metros acima da cabeceira 17R, em arremetida iniciada pelos pilotos em prol da segurança.

Depois de mais alguns segundo, o piloto da Gol foi ouvido perguntando para qual lado deveria curvar durante a subida após a arremetida, e logo o avião foi visto passando sobre o da Latam, que ainda corria na decolagem.

O avião da Latam decolou e prosseguiu normalmente com seu voo, enquanto o da Gol efetuou novo procedimento e completou seu pouso após alguns minutos.

Em nota, a Gol Linhas Aéreas afirmou o seguinte:

“A GOL informa que o voo 1209, entre Porto Alegre (POA) e Congonhas (CGH), realizado na manhã desta segunda-feira (18/07), efetuou uma arremetida durante o seu processo de aterrisagem em São Paulo devido à presença de aeronave de uma companhia congênere na pista. Todo o procedimento seguiu os mais rígidos protocolos de Segurança, valor número 1 da Companhia. Depois de liberada a pista, a aeronave retomou sua posição e pousou em Segurança às 10h05, hora local.

A Companhia reforça que uma arremetida é o ato de descontinuar um procedimento de aproximação. Ela ocorre quando, após análise, o Comandante verifica que o pouso não pode seguir cumprindo todos os requisitos de Segurança ou por determinação da torre de controle do aeroporto. A arremetida é uma manobra normal e segura e que permite que os pilotos iniciem nova aproximação em condições mais favoráveis, como neste caso.”

A Latam, tendo seu avião sido apenas um coadjuvante na situação, forneceu o seguinte posicionamento:

“A LATAM informa que não registrou nenhuma irregularidade na sua operação no voo LA3610 (São Paulo-Congonhas / São José do Rio Preto) e em nenhum outro voo nesta segunda-feira (18).”

Possivelmente uma investigação será aberta para avaliar a situação. O AEROIN trará atualizações quando novas informações se fizerem conhecidas.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Com avião da Mônica, recomeçam os voos de passageiros no SJK...

0
O Aeroporto Internacional Professor Urbano Stumpf, também conhecido como SJK Airport, acaba de voltar a contar com voos comerciais de