Boeing 737 retorna duas vezes à origem após alerta de motor superaquecido

Boeing 737-900 – Imagem: Eddie Maloney, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Um Boeing 737 da United Airlines teve problemas seguidos em um de seus motores durante um voo de passageiros e os pilotos necessitaram voltar ao aeroporto de origem duas vezes no último dia 11 de julho.

A ocorrência envolveu o Boeing 737-900, registrado com a matrícula N38459, enquanto estava realizando o voo UA-750, um serviço regular entre a cidade de Calgary, no Canadá, e Houston, nos Estados Unidos.

De acordo com informações obtidas pelo The Aviation Herald, a aeronave decolou com 178 passageiros do Aeroporto Internacional de Calgary, no entanto, durante a subida, os pilotos identificaram que o motor do lado direito estava com indicação de superaquecimento. Com isso, decidiram retornar à origem. O pouso ocorreu após cerca de 49 minutos de voo.

No solo, a manutenção interviu no problema e a aeronave decolou novamente após quatro horas e vinte. Durante a fase de subida, a 13 mil pés (cerca de 3,96 km) altitude, os pilotos novamente receberam a mensagem de superaquecimento no motor direito.

Trajetória da aeronave durante o segundo retorno à origem – Imagem: RadarBox

Diante da falha, os tripulantes iniciaram os procedimentos previstos em manual, reduziram a potência do referido motor para marcha lenta e o alarme de superaquecimento cessou. A tripulação retornou ao aeroporto de origem, onde foi efetuado um pouso seguro e sem novas intercorrências, 29 minutos após a decolagem.

Posteriormente, o Conselho de Segurança de Transporte do Canadá (TSB) informou que não houve excedência de temperatura dos gases de escape (EGT). A manutenção encontrou falhas em ambos os circuitos de incêndio do motor direito e substituiu-os, assim como os chicotes do núcleo do motor e o módulo de detecção de incêndio do motor/APU.

Após a intervenção, testes foram realizados e nenhum mau funcionamento foi encontrado. A aeronave retornou ao serviço no último dia 14 de julho sem novas ocorrências do tipo.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Com rotas de drones que já superaram 5 mil km de...

0
Desde fevereiro de 2023, com o início das operações comerciais da empresa brasileira Speedbird Aero na capital baiana, Salvador já soma mais