Está estimado para a próxima sexta, dia 29, às 16h no horário de Brasília, o primeiro voo do novo Boeing 737 MAX em Seattle, no estado americano de Washington.
Apresentado para o público no último Dezembro, na versão 8, a mais nova família de aeronaves da Boeing – 737 MAX 7, 737 MAX 8 e 737 MAX 9 – exibe as características que trouxeram popularidade e confiabilidade à versão 737 Next Generation, aliadas à superior economia de combustível no segmento de aeronaves de corredor único.
O desenvolvimento do 737 MAX caminha conforme programado, com o primeiro voo para 2016 e o início das entregas aos clientes em 2017.
O primeiro voo será do aeroporto Renton até o Boeing Field, ambos na grande Seattle. O voo está estimado para decolar as 10h local (16h no horário de Brasília), no dia 29 de Janeiro, com duração de 2h a 3h, testando as principais funções da aeronave.
Por ser o primeiro voo de uma aeronave, pode sofrer atrasos por motivos técnicos e também pelas condições climáticas de Seattle, famosa pela chuva e tempo encoberto durante o inverno.
A linha de montagem do 737 é localizada no histórico distrito de Renton, aonde também foi montado o primeiro 707. Já o Boeing Field é o berço da companhia, ali foi montada a primeira fábrica em 1916, pelo aviador William Boeing, ao longo dos últimos 100 anos a empresa só cresceu e atualmente tem três linhas de montagem na região, além do museu da companhia, que conta com grande acervo.
No Brasil, a GOL encomendou 60 unidades do modelo 737 MAX 8, com primeira entrega prevista para o final de 2017.
Assim como no primeiro voo do 787, há uma previsão de transmissão ao vivo no site da Boeing, fique ligado aqui no AEROIN que divulgaremos maiores informações.