Quatro Boeing 747 cargueiros serão trocados por Airbus A350 na aérea holandesa KLM

Imagem: Airbus

O Grupo Air France-KLM anunciou hoje que seu Conselho de Administração aprovou um pedido firme de 4 aviões cargueiros Airbus A350F para Martinair, a serem operados em nome da KLM Cargo. Essas aeronaves substituirão a atual frota de 4 Boeing 747F, e estarão baseadas no Aeroporto Schiphol de Amsterdã, com as entregas previstas para o segundo semestre de 2026.

Com as mais recentes inovações tecnológicas, o Airbus A350F oferece desempenho ambiental significativamente melhorado, com redução de mais de 40% nas emissões de CO 2 em comparação com o Boeing 747F, além de 50% menor pegada de ruído.

Além disso, a Air France receberá 3 aeronaves de passageiros Airbus A350-900 adicionais, totalizando 41 aeronaves, com entregas previstas para 2024.

Esses investimentos são parte de um esforço contínuo para melhorar o desempenho econômico e ambiental do Grupo e atingir suas metas de descarbonização, visando uma redução de 30% das emissões de CO2 por passageiro/km até 2030 face a 2019.

“Investir na renovação da nossa frota significa investir no futuro do nosso Grupo”, disse Benjamin Smith, CEO da Air France-KLM. “Estamos felizes com a adição do primeiro cargueiro Airbus A350F no mercado. Este investimento é uma prova de nossa confiança no crescimento sustentável do mercado de cargas nos próximos anos, bem como nosso compromisso com a redução de nossa pegada ambiental. Também estamos muito felizes em anunciar que a Air France continuará acelerando a renovação de sua frota com a adição de 3 aeronaves de passageiros A350.

Em 31 de dezembro de 2022, a Air France-KLM tinha uma frota de 506 aeronaves, incluindo 6 cargueiros puros.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias