Boeing 747 combi de um emir árabe faz visita surpresa ao Rio de Janeiro

A visita de um grande Jumbo quase passou desapercebida no Rio de Janeiro. O Boeing 747 pertence a uma das famílias mais ricas do mundo.

Foto por Breno Ribeiro via LinkedIN

O clássico 747-400 que visitou a capital fluminense pertence à família Al Maktoum, que comanda Dubai e seu emirado respectivo. A cidade árabe, que despontou no meio do deserto e hoje é uma das mais proeminentes do globo, também sedia a Emirates Airline, conhecida e reconhecida internacionalmente por seu serviço de classe mundial.

E para transportar o clã Al Maktoum ao redor do mundo, incluindo o Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, o emirado possui uma grande frota de aviões, incluindo jatos Boeing 737 e 747. O modelo que visitou o Rio de Janeiro na última segunda-feira, 29 de agosto, por exemplo, foi o 747-400M de matrícula A6-COM.

A aeronave tem a designação “M” por se tratar de um Jumbo do tipo “Combi”, onde existe uma porta de cargas na parte traseira dando acesso direto ao deck principal. Desta maneira, é possível embarcar containers de carga que ficam no mesmo nível dos assentos dos passageiros.

O 747-400 foi o último modelo do Jumbo a ter essa versão Combi, que foi feita para companhias aéreas específicas. Este avião em específico foi encomendado pela Air Canada, sendo entregue em 1991. Ele foi depois em 2005 transferido para a Air India e, desde 2008, faz parte da Dubai Air Wing, a divisão de transporte VIP do Emirado de Dubai.

O motivo da visita do Boeing 747 não foi revelado até o momento. Fotos da visita foram compartilhadas no LinkedIN por Breno Ribeiro.

Foto por Breno Ribeiro via LinkedIN
Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias