Início Acidentes e Incidentes

Boeing 747 é registrado destruindo o asfalto na decolagem

Cargolux
O Boeing 747-8F envolvido na ocorrência – Imagem: Wilco737 / CC BY-NC-SA 2.0, via Flickr

Um fotógrafo que estava acompanhando alguns pousos e decolagens em um aeroporto na Escócia presenciou e registrou o momento em que um Boeing 747, o popular Jumbo, arrancou parte do asfalto durante a decolagem.

O caso aconteceu no último dia 7 de julho, no Aeroporto Internacional de Glasgow Prestwick, que atende o oeste da Escócia, mas só agora veio à tona com as fotos do planespotter, como são chamados os observadores e fotógrafos de aviões.

O Jumbo envolvido na descamação do asfalto foi o Boeing 747-8F registrado sob a matrícula LX-VCM, operado pela companhia aérea Cargolux, que se destaca por onde passa porque “veste” uma pintura especial feita na comemoração dos 45 anos da empresa, como você pôde observar na imagem acima.

Conforme relata o Sunday Post, o fotográfo Callum Risk estava próximo ao aeroporto observando o Boeing que iria decolar para os Estados Unidos quando, ao acelerar os motores, parte do asfalto começou a se desintegrar e ser soprado para trás. Veja abaixo as fotos no momento exato que parte do asfalto cede.

“A princípio pensei que o motor do avião tinha explodido, mas depois percebi que a pista estava se desintegrando. Eu diminuí o zoom e comecei a tirar algumas fotos. O Cargolux então decolou da pista sem saber o que havia deixado para trás. A princípio pareceu haver confusão, então a manutenção e outros carros correram em direção à pista, que foi imediatamente fechada. Algumas aeronaves tiveram que circular ou, no caso de um Jet2 que estava em treinamento, retornar à base.”

O Aeroporto Internacional de Glasgow Prestwick confirmou o incidente, comentando que a descamação do asfalto ocorreu em uma área de acostamento e que não envolveu riscos à segurança operacional, frisando que inspeções são realizadas periodicamente para atender aos padrões regulamentares.

O incidente no começo do mês preocupa as autoridades do Reino Unido, pois em outubro acontecerá em Glasgow a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, quando diversos chefes de estado utilizarão o aeroporto de Prestwick envolvido na ocorrência.

Segundo algumas fontes, um relatório interno da administração aponta que a pista do aeroporto espera por melhorias na infraestrutura há quase dois anos e que tais reparos serão realizados ainda antes da conferência.

Leia mais:

Sair da versão mobile