Boeing 747 fica 20 minutos com trem de pouso baixado em voo, após suspeita de incêndio

Boeing 747-400F da Cargolux semelhante ao envolvido na ocorrência

Um incidente envolvendo um Boeing 747 cargueiro foi registrado e ganhou repercussão na semana passada, no qual os pilotos precisaram retornar ao aeroporto de origem com o trem de pouso baixado por conta de uma indicação de incêndio.

O caso ocorreu com o Boeing 747-400F da Cargolux registrado sob a matrícula LX-LCL. Ele estava realizando o voo CV-9592, com apenas os dois pilotos a bordo, de Chicago, nos Estados Unidos, para Luxemburgo, no último dia 20 de abril.

De acordo com informações do The Aviation Herald, após o Jumbo decolar da pista 27 do Aeroporto Internacional O’Hare, os pilotos relataram à torre de controle que a aeronave tinha uma indicação de incêndio no compartimento da roda de um dos trens de pouso. Pouco tempo depois, o alarme cessou.

No entanto, como medida prevista nos manuais e checklist referente à possibilidade de fogo, os pilotos baixaram o trem por pelo menos 20 minutos, a fim de garantir que o possível incêndio estivesse apagado.

Neste ínterim, os pilotos decidiram retornar ao aeroporto de origem, apesar de a torre de controle afirmar não ter observado anormalidades no momento da decolagem da aeronave.

Dados da imagem abaixo, obtidos através da plataforma RadarBox de rastreio online de voos, mostram a trajetória da aeronave envolvida no incidente. Nota-se a órbita de espera realizada pelo Jumbo, feita para ganhar tempo para a realização das verificações.

Trajetória do referido voo – Imagem: RadarBox

Após cerca de 35 minutos desde a decolagem, a aeronave retornou ao aeroporto e realizou um pouso seguro pela pista 27C, sem novas intercorrências.

A aeronave permaneceu no solo em Chicago por cerca de 17 horas, depois partiu novamente para Luxemburgo, chegando ao destino com pouco mais de 18 horas de atraso.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Animação muito bem feita chama atenção ao mostrar tudo sobre um...

0
O trabalho do talentoso autor Jacob O’Neal, publicado em seu canal Animagraffs, foi totalmente criado com o programa de modelagem Blender 3D.