Boeing 747 fica ‘totalmente pelado’ antes de virar parte de um arranha-céu

Os tempos de glória para um exemplar do clássico Jumbo Boeing 747 não acabaram quando ele deixou de voar, pois agora o jato “renasce” para ser parte de um grande edifício.

Como adiantamos em novembro passado, um novo empreendimento em Seattle, a “cidade da Boeing” e onde o 747 é fabricado, irá incorporar um Jumbo como parte da estrutura de um de seus arranha-céus. Na época, as imagens da construtora davam uma pequena ideia de como o Jumbo, sem as asas, iria ficar no meio de um galeria no edifício 1200 Stewart – nome em alusão a seu endereço homônimo.

O rumor de que seria um Boeing 747-400 ex-United Airlines se confirmou, e o jato foi flagrado ontem (8) no deserto californiano, mais especificamente no aeroporto de Victorville, bastante conhecido por ser um cemitério de aeronaves, mas que também concentra empresas de manutenção pesada de aviões e espaço para estocagem de jatos por longos períodos.

O projeto do edifício

O jumbo que fará parte do empreendimento tem a matrícula N178UA, foi fabricado em 1990 e entregue diretamente para a United Airlines, sua única dona até 2017, quando aposentou a aeronave. Desde então ele esteve estocado em Victorville, ainda com a pintura da empresa aérea americana, como é possível ver na foto abaixo, embora sem os motores.

Eis que agora toda a pintura foi retirada, como mostra a foto que abre essa matéria, ficando apenas o metal polido e puro da aeronave, sem nenhuma proteção, da forma como o jato saiu da linha de montagem.

Desta maneira ele terá suas asas cortadas, a fuselagem desmontada e será transportado em breve para Seattle. A previsão atual é o que a obra do prédio seja finalizada no ano que vem.

N178UA - Boeing 747-422
Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias