Início Empresas Aéreas

Boeing 747 mais antigo da Lufthansa parte para sua última viagem rumo ao desmonte

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O mais antigo Boeing 747 da frota atual da Lufthansa chegou ao seu destino final, onde será desmontado, após 24 anos de serviço na empresa aérea alemã.

A Lufthansa anunciou, no meio do ano passado, que aposentaria todos os Boeing 747-400 de sua frota até 2025. Porém, com a queda da demanda das viagens aéreas, provocada pela pandemia do novo coronavírus, a transportadora alemã resolveu antecipar esse planejamento.

Desta forma, o fim chegará bem mais cedo para alguns dos treze Boeing 747-400 remanescentes. A verdade é que cinco deles já deixarão a frota nesse primeiro momento.

Com isso, o Boeing 747-400, de matrícula alemã D-ABVO, foi visto em seu derradeiro voo rumo ao seu destino final, o Aeroporto de Twente, na Holanda, no último dia 6 de junho. Embora não tenha sido o primeiro Boeing 747-400 da frota da Lufthansa, era o mais antigo em operação atualmente e só deveria ser aposentado alguns anos adiante.

Sua última viagem, como não poderia deixar de ser, foi concluída em grande estilo, com um voo de quase 10 horas de duração e 7.742 km percorridos, saindo do Aeroporto Internacional de Pequim direto para a Holanda. A decolagem final aconteceu no mesmo dia 6, às 3h52 locais, conforme dados do Flightradar24.

A aeronave não esteve envolvida nos voos de repatriamento em março e abril por que estava em Pequim para uma manutenção não programada desde o final de janeiro, segundo o Airlinewatch.

Trajetória do voo final do D-ABVO. Imagem: Flightradar24.

Com o voo direto da China para a Holanda, o avião não pôde se despedir de Frankfurt, onde esteve baseado por 24 anos. Assim, sua vida na Lufthansa terminou sem outra viagem à Alemanha.

Depois do pouso, o D-ABVO foi trasladado para a empresa holandesa de reciclagem aeronáutica Aircraft End-of-Life Solutions (AELS), encarregada do desmonte e destinação dos componentes do imponente Jumbo.

Segundo o Airlinewatch, os outros quatro 747-400 a serem enviados para a desmontagem em Twente são, respectivamente, os aviões com registros D-ABVP, D-ABVR, D-ABVS e D-ABVT.

O D-ABVO entrou na frota da Lufthansa em 17 de maio de 1996. De acordo com dados do Airfleets, o Jumbo era da versão 747-400, com número de série (MSN) 28086. A aeronave fez seu primeiro voo em 05/05/1996 e estava equipada com quatro motores GE CF6-80C2B1F, sendo entregue à Lufthansa em 17/05/1996.

Apesar do triste destino, com certeza o imponente jato da Lufthansa deixará, além de saudades, muitas boas lembranças a todos os que com ele conviveram nesses 24 anos, desde tripulantes, manutenção, operações, pessoal de solo, até os passageiros, com algumas belas histórias para contar, vivenciadas no contato com o clássico jato.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile