Boeing 747 perde conjunto de 4 rodas ao aterrissar nesta tarde; assista à cena

Momento do incidente, em cenas do vídeo apresentado abaixo – Edição: AEROIN

Um problema de trem de pouso de um Boeing 747 na tarde deste domingo, 14 de maio, acabou com a perda de todo um conjunto de quatro rodas no momento do pouso de volta no aeroporto de origem.

Conforme o vídeo a seguir, equipes de emergência aguardavam ao lado da pista devido ao problema com a aeronave e registraram o momento. O grande Jumbo Jet pousou e, logo no instante do toque, é possível notar algo estranho com um dos conjuntos centrais de rodas. Instantes depois, é possível ver todo o conjunto voando a grande altura sobre a pista:

O avião visto nas cenas acima é o Boeing 747-400F (cargueiro) registrado sob a matrícula LX-OCV, operado pela companhia aérea Cargolux. A título de informação para se ter uma noção do tamanho do conjunto, um único pneu de um Boeing 747 tem cerca de 1,30 metro de diâmetro.

O Jumbo havia partido de Luxemburgo às 18h00 deste domingo, no voo CV-6857, com destino a Chicago, nos Estados Unidos, mas, conforme mostram dados das plataformas de rastreamento online de voos, o avião efetuou uma órbita, depois se afastou por alguns minutos e logo iniciou um percurso de retorno ao aeroporto de Luxemburgo.

Imagem: RadarBox

O pouso aconteceu por volta das 19h00 do horário local (14h00 de Brasília) e o aeroporto de Luxemburgo segue fechado até o momento da publicação desta matéria às 18h40, já que possui uma única pista.

A atualização mais recente da administração do aeroporto, emitida poucos minutos antes da publicação desta matéria, informa o seguinte: “A pista do Aeroporto de Luxemburgo ainda está fechada. Nossas equipes conjuntas estão trabalhando na liberação da pista. Chegadas planejadas são desviadas, partidas são atrasadas ou canceladas. Por favor, verifique com sua companhia aérea o status atual do seu voo e outros planos de viagem. Nossa próxima atualização será assim que tivermos mais notícias sobre o status da pista.”

As informações preliminares indicam que o pouso teria sido efetuado com peso acima do limite máximo do Boeing 747-400F, o que pode indicar que houve algum problema importante que levou os pilotos a optarem pelo pouso imediato, ao invés de aguardarem até uma redução do nível de combustível até um peso menor.

Porém, as informações ainda são preliminares. O AEROIN trará atualizações conforme detalhes mais precisos se tornarem conhecidos.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias