Desde a abertura em setembro, o Dive Bahrain, o maior parque temático subaquático do mundo, atraiu mergulhadores de mais de 50 países para explorar sua principal atração – um Boeing 747 a 70 metros de profundidade. Mas atividades ilegais de pesca danificaram recentemente a aeronave.
Como uma área protegida, o parque tem como objetivo proporcionar um refúgio para a vida marinha e de corais. No entanto, a área ainda enfrenta ameaças de atividades proibidas.
Apenas algumas semanas atrás, no início de fevereiro, partes do Dive Bahrain – principalmente a área da fuselagem do Boeing 747 – foram danificadas por arrastões ilegais de camarão que entraram nos limites do parque.
Investigadores marítimos especializados estão usando dados de radar e rastreamento para identificar os navios responsáveis pelos danos. Eles descobriram evidências significativas que apontam para redes pesadas de arrasto colidindo com a fuselagem do avião e o fundo do mar.
Um porta-voz do Dive Bahrain confirmou que estão em andamento trabalhos para reparar os danos ao 747, que é a maior aeronave afundada de propósito existente.
“A resposta extremamente positiva que a Dive Bahrain recebeu, local, regional e internacionalmente, já havia acelerado o trabalho nos outros elementos pré-planejados do parque de mergulho”, diz o porta-voz. “Mas esse incidente nos encorajou a adicionar ainda mais elementos, reforçando a singularidade da oferta da Dive Bahrain e, é claro, expandindo os habitats em potencial para a vida marinha”.
O ministro da Indústria, Comércio e Turismo do Bahrein, Zayed Al Zayani, acrescenta: “Enquanto o local de mergulho sofreu danos, o trabalho continua a construir o maior parque subaquático que continuará a proporcionar uma emocionante experiência de mergulho para quem visita e, mais importante, um habitat viável para espécies marinhas locais. ”
O parque está se preparando para implementar atrações adicionais que completarão a primeira fase de desenvolvimento do parque.
Na segunda fase do desenvolvimento, o Dive Bahrain planeja adicionar um jardim de esculturas, navios naufragados e esferas de recifes artificiais. Veja a seguir um vídeo de um mergulhador explorando o Boeing 747, ou abaixo dele veja outros grandes aviões que foram afundados recentemente: