Boeing 767 da Cargojet faz pouso de emergência após indicação de fogo em voo

CargoJet
Boeing 767-300 da CargoJet, semelhante ao envolvido no incidente – Imagem: Colin Cooke, CC BY-SA 2.0, via Flickr

O Conselho de Segurança em Transporte do Canadá (TSB) informou na última sexta-feira, 5 de novembro, que um incidente no dia 23 de outubro resultou em uma aeronave Boeing 767 de carga precisando realizar um pouso de emergência, após os pilotos se depararem com uma indicação de fogo no porão de cargas do jato.

A ocorrência aconteceu com o Boeing 767-300 registrado sob a matrícula C-GUAJ, da empresa aérea canadense Cargojet Airways, quando estava realizando o voo W8-555 de Edmonton para Vancouver, ambas cidades no Canadá.

De acordo com informações do The Aviation Herald, a aeronave já estava descendo em direção ao Aeroporto Internacional de Vancouver, quando os pilotos receberam uma indicação de “MAIN CARGO FIRE”, mostrando que poderia haver fogo no porão principal de cargas.

Trajetória do voo em questão – Imagem: RadarBox

Os pilotos chamaram o controle de tráfego aéreo e reportaram que precisariam de prioridade na chegada, bem como os serviços de emergência de prontidão.

A aeronave cargueira chegou ao aeroporto realizando um pouso sem intercorrências, e posteriormente os serviços de emergência não detectaram nenhum vestígio de fumaça ou fogo no 767. O Boeing taxiou normalmente para o pátio, escoltado pelos serviços de emergência.

O TSB relatou que a aeronave já tinha algum histórico anterior de indicação de fogo a bordo e a solução do problema estava em andamento. A manutenção da Cargojet descobriu um curto-circuito na fiação entre dois dos sistemas principais de alarme do jato.

Por fim, nesta última sexta-feira, o órgão relatou que “A manutenção foi realizada em vários defeitos”, incluindo, “Substituição da placa lógica de incêndio/superaquecimento do compartimento principal de carga”.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias