
Um Boeing 767 que voou hoje, 17 de março de 2025, entre Miami, nos Estados Unidos, e Campinas, no interior de São Paulo, chamou atenção por um detalhe observado quando pousou no Brasil.
A gravação apresentada a seguir, feita pelo canal “Viracopos FullHD”, que possui câmera voltada ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, mostra que a aeronave chegou ao destino sem uma peça de seu motor esquerdo:
O avião visto no vídeo acima é o Boeing 767-300F de matrícula N418LA, da LATAM, que realizou o voo 1817. Ele decolou de Miami durante a madrugada e chegou ao Aeroporto de Viracopos às 10h40 da manhã. Ele ainda ostenta a antiga pintura da LAN Chile, anterior à fusão desta com a brasileira TAM para formação da LATAM.
Como mostram as imagens, após pousar pela cabeceira 15 da pista de Campinas, o jato estava sem uma carenagem do motor, uma grande tampa que cobre os sistemas e componentes da parte externa do propulsor.
Até a publicação desta matéria, quase 4 horas após o pouso, o jato cargueiro continuava no Aeroporto de Viracopos, o que parece indicar que está passando por intervenção de manutenção, já que o tempo de solo não costuma passar muito de 2 horas para a maioria dos voos cargueiros.
Atualização: em nota ao AEROIN, a LATAM explicou que a carenagem foi perdida durante a decolagem e o incidente foi reportado às autoridades. Veja a seguir o que diz a companhia aérea.
“LATAM Cargo Colômbia informa que sua aeronave Boeing B767-300F, identificada com a matrícula N418LA, apresentou um evento técnico durante a fase de decolagem do voo L71817, enquanto operava a rota entre Miami (MIA) e Viracopos/São Paulo (VCP).
A aeronave completou o voo e pousou com segurança no destino após perder uma parte da cobertura do motor esquerdo, sem que a tripulação percebesse o ocorrido. Posteriormente, algumas partes foram encontradas e recuperadas no aeroporto de Miami (MIA), sem causar danos a terceiros.
O evento foi reportado à Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) e ao fabricante da aeronave (Boeing) para dar continuidade à investigação do caso.”