Boeing 777 atolado, detonação oblíqua, Jumbo do Quirguistão no Brasil: os destaques da semana

Boeing 747-200F em Salvador – Imagem: Romulo Santana

Mais uma semana finaliza-se e trazemos a você leitor as principais notícias que chamaram a atenção na aviação brasileira e mundial nos últimos dias, envolvendo desde incidentes até novidades da indústria aeronáutica nacional e internacional, bem como a visita de mais um raro Jumbo da série -200 e as boas novas da recuperação do mercado doméstico brasileiro de viagens aéreas.

Acompanhe a seguir o que movimentou o noticiário aéreo na última semana.

Detonação Oblíqua

No início da semana, vimos as novas descobertas de pesquisas na área de propulsão para aviões supersônicos, em que cientistas nos Estados Unidos produziram pela primeira vez uma detonação que é fixa no espaço, a chamada “detonação oblíqua estabilizada”.

Esta detonação, realizada com uso de uma rampa oblíqua, permite controlar a onda de choque do processo, deixando-a estacionária (estabilizada), uma revolução no controle da alta energia gerada no processo. Ela foi criada em um motor protótipo e os pesquisadores dizem que tal sistema pode um dia alimentar aeronaves com até 17 vezes a velocidade do som.

Para relembrar os detalhes dessa descoberta, incluindo uma imagem do experimento, clique aqui.

Embraer E190-E2 em aproximações íngremes

A fabricante brasileira Embraer também trouxe novidades na semana, ao anunciar mais uma certificação muito importante para sua família de jatos comerciais de última geração, os E-Jets E2.

O modelo E190-E2 se juntou à classe dos aviões aprovados a cumprirem aproximações íngremes de pouso, um procedimento necessário em aeroportos que possuem restrições quanto à passagem baixa sobre a cidade. O foco é principalmente o uso do modelo no aeroporto de London-City, na Inglaterra. Reveja os detalhes clicando aqui.

Encomenda de 200 eVTOL da Embraer

Se a aviação comercial se mostra desafiadora para a fabricante brasileira em termos de novas encomendas dos jatos comerciais, em seu segmento de inovação a Embraer apresentou uma importante conquista na semana.

Seu projeto de aeronave elétrica de decolagens e pousos verticais (eVTOL), a Eve, destinada ao nascente e promissor segmento de táxis aéreos para transporte urbano, conquistou uma intenção de compra de 200 unidades. Os detalhes dessa importante parceria podem ser vistos clicando aqui.

Os supersônicos ganham fôlego com a United Airlines

Se na semana anterior o futuro dos aviões supersônicos havia sido colocado em cheque com o anúncio de paralisação da Aerion, por não conseguir levantar fundos para levar seus projetos adiante, esta última semana trouxe novo fôlego ao segmento.

Muito tempo após o fim do Concorde, uma grande empresa aérea volta a mostrar interesse por operar voos acima da velocidade do som. A United Airlines assinou a compra de 15 aviões Overture, da Boom Supersonic, com uma opção para mais 35 unidades. Entenda mais sobre esse projeto e o importante interesse da United clicando aqui.

Um enorme Boeing 777 atolado

Também chamou atenção da aviação mundial nesta semana o incidente de solo com um enorme Boeing 777-300ER logo após seu pouso no Aeroporto Murtala Mohammed, de Lagos, na Nigéria.

Por motivo ainda não conhecido, durante a curva ao sair da pista o piloto acabou por deixar as rodas do avião saírem para a área de grama ao lado da taxiway. O jato afundou no solo macio e ficou preso, sendo necessário auxílio de equipes de solo para a remoção. O vídeo e os detalhes da ocorrência podem ser vistos clicando aqui.

Raro Boeing 747-200F do Quirguistão no Brasil

O Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, recebeu na segunda-feira (31) a rara visita de um jato Boeing 747-200F da companhia aérea Aerostan, com sede no Quirguistão.

A vinda chamou atenção não apenas pelo país-sede da empresa aérea, mas também pelo clássico modelo do avião Jumbo, a variante 747-200, que possui poucas unidades ainda em operação pelo mundo.

Os detalhes da passagem pela capital baiana, incluindo fotos e vídeos, podem ser revistos clicando aqui. Além disso, após decolar o clássico avião ainda foi registrado em vídeo sobre o interior de São Paulo, ao passar logo abaixo de um jato Embraer Phenom 100 que havia decolado de Congonhas. O vídeo pode ser visto clicando aqui.

O gigante Antonov AN-225 volta a voar

A Antonov AN-225 Mriya, o maior avião comercial de transporte da atualidade, voltou a ganhar o céu nesta sexta-feira, 4 de junho, após 10 meses desde seu último pouso.

Embora ainda apenas para um voo local de teste após a longa parada, o movimento do colossal jato de 6 motores e 32 rodas parece indicar uma possível retomada das operações comerciais em meio ao ainda aquecido mercado de carga aérea, impulsionado pela crise mundial da pandemia. Você pode rever as fotos e vídeos do AN-225 clicando aqui.

Ótimas notícias para a aviação brasileira

A semana também foi marcada por duas ótimas notícias para a aviação comercial brasileira. Enquanto no início do mês de maio já se via uma pausa na tendência de contração da demanda por viagens aéreas, os dados consolidados de todo o mês mostraram uma importante retomada do crescimento.

A GOL Linhas Aéreas divulgou seus resultados prévios de tráfego do mês passado e os números mostraram crescimento de mais de 50% em todos os indicadores em relação a abril. Além disso, a ABEAR também apresentou a previsão de voos deste mês de junho, e a indicação é de que o movimento de recuperação deverá continuar forte se as condições da Covid-19 permitirem.

Para rever os resultados da GOL você pode clicar aqui, e para as projeções da ABEAR para este mês de junho, clique aqui.

Outras notícias da semana podem ser conferidas nos títulos a seguir.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias