Início Acidentes e Incidentes

Boeing 777 não consegue completar backtrack e trava aeroporto por 20 minutos

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um incidente com um Boeing 777 deixou um aeroporto impraticável por cerca de 20 minutos no último domingo, 4 de outubro, depois que a aeronave não conseguiu fazer o backtrack (retorno) ao final da pista.

Avião Boeing 777-300ER Kuwait Airways
Boeing 777-300 – Imagem: Oliver Holzbauer / CC BY-SA 2.0

A aeronave envolvida foi o Boeing 777-300 registrado sob a matrícula 9K-AOH, operado pela Kuwait Airlines, quando estava realizando o voo de número KU-203 de Kuwait City, no Kuwait, para Lahore, no Paquistão, com 241 pessoas a bordo.

O jato decolou do Kuwait ainda no dia 3 e pousou à meia-noite do dia 4 através da pista auxiliar 36L de Lahore, desacelerou para a velocidade de táxi e continuou até o final para usar a área (pad) de backtrack para fazer o retorno.

No entanto, não conseguiu completar a curva e parou, conforme mostram os registros do FlightRadar24:

O 777 parado no final da pista – Imagem: FlightRadar24

Segundo informações obtidas pelo The Aviation Herald, a tripulação solicitou auxílio de equipamentos de solo para completar a curva. Cerca de 20 minutos depois, a aeronave pôde liberar pista e chegar ao pátio.

No momento da ocorrência, a pista principal 36R/18L de Lahore estava fechada para trabalhos de reconstrução. NOTAMs (avisos aos aeronavegantes) estavam ativos para alertar sobre as obras.

Um deles dizia que trabalhos de reconstrução da pista principal 36R/18L começariam em 4 de agosto de 2020, portanto, as operações ocorreriam pela auxiliar 36L/18R para aeronaves compatíveis com as especificações publicadas no AIP do Paquistão:

  • RECONSTRUCTION WORK OF MAIN RWY-36R/18L SHALL COMMENCE W.E.F 4TH AUG’2020, THEREFORE, MAIN RWY WILL REMAIN CLOSED FOR ACFT OPERATIONS. ACFT OPERATION AT AIIAP LAHORE WILL CONTINUE FROM SECONDARY RWY-36L/18R FOR ACFT COMPATIBLE WITH RWY SPECIFICATIONS AS PUBLISHED IN AIP PAKISTAN AD2.OPLA PARA 2.12. I.E 69/F/C/X/U.

Outro NOTAM falava sobre o uso do pad de backtrack da pista auxiliar, indicando as dimensões da área e alertando que “todos os pilotos devem ter cautela quando fazendo a curva no pad da pista 18R”:

  • DIMENSION OF TURN PAD ON RWY-18R ARE 320FT X 250FT (LENGTH X WIDTH). ALL PILOTS ARE TO EXER CTN WHILE MAKING TURN ON THE TURN PAD RWY-18R

Apesar da ocorrência, a aeronave foi capaz de decolar para o voo de retorno KU-204 no horário programado. Até a publicação desta matéria, não há detalhes sobre o que teria causado a dificuldade no backtrack, se alguma falha no trem de pouso, se apenas um erro de cálculo, ou algum outro fator.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile