Boeing 777 da LATAM leva combustível para aviões em Brasília

Pousou há pouco em Brasília o Boeing 777-300ER da LATAM de matrícula PT-MUJ, cumprindo o voo extra LA9011, numa missão um pouco inusitada: ser a nave mãe para levar combustível para outros aviões da companhia.




Segundo informações recebidas por mídias sociais e confirmada através de um comunicado interno da companhia, o 777 levou 40 toneladas extras de querosene em seus tanques para serem utilizadas pelos Airbus da companhia parados em Brasília.

A aeronave decolou do GRU Airport que, assim como o RIOgaleão, conta com dutos de abastecimento direto das refinarias da Petrobrás e, por conta disso, não foi afetados com a greve dos caminhoneiros. O Triple Seven também buscou 385 passageiros que tiveram seus voos cancelados nos últimos dias.

Os tanques de combustível do Boeing serão esvaziados em solo, em um procedimento normal e previsto em manual chamado destanqueio. Após isso, serão feitos testes para aferir a qualidade do combustível e se existe alguma contaminação. Estando tudo dentro dos padrões, o combustível será transferido para caminhões e destes para outras aeronaves que estão em Brasília, que há dois dias está sem combustível.

Um voo destes ressalta a importância de uma aeronave tática multimissão em qualquer país, como é o caso do 767 que está na FAB e o futuro KC-767 que a Força Aérea pretende comprar. Em um único voo o avião pode levar combustível para outras aeronaves, carga com remédios e suprimentos, além de civis ou militares.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias