Sete dos 10 voos de maior duração do mundo são feitos com Boeings. Veja lista completa.


A lista atualizada das maiores rotas do mundo por tempo de viagem (block time*) mostra o domínio do Boeing 777  nesse tipo de trajeto. São voos ultra-longos, com mais de 16 horas a bordo, sem escalas. Seis dos dez voos da lista são operados com o triplo-7. A lista ainda tem o gigante A380 aparecendo duas vezes, seguido pelo jatos da nova geração, o Boeing 787 e o Airbus A350, que aparecem uma vez cada.




A lista foi feita pela OAG – empresa que analisa o mercado da aviação –  e publicada na revista Forbes. O analista da OAG, John Grant, garante que os novos tipos de bimotores de Boeing e Airbus vão ser capazes de promover mudanças nessa lista, por sua habilidade de carregar a mesma quantia de combustível, com menos peso estrutural.

Para exemplificar, uma mudança que deve acontecer muito em breve será a reinauguração do voo entre Cingapura e Newark (10.252 milhas / 16.500 km), pela Singapore. A empresa apenas aguarda o lançamento do A350-900 ULR (ultra-long-range) para implantá-la. A rota era operada até 2013 pelo A340-500. Outra que vai para o topo é a Qantas, com a criação da rota de Perth à Londres, com o Boeing 787-9.

O futuro está aí e podemos nos preparar para cada vez mais voos diretos e longos entre grandes cidades. Confira a lista (e algumas observações abaixo):

 

longestflights-jpeg

 

* block time: é o tempo calculado pela empresa aérea, contado do início do pushback no aeroporto de origem até a parada no gate (portão de desembarque), no aeroporto de destino.

 

Observações:

a. A lista da OAG não conta com o voo da Air India entre Dehli e São Francisco (9.500 milhas / 15.300 Km), também operada pelo Boeing 777. Apesar de ser a rota mais longa do mundo, o voo é favorecido pelos ventos e dura 14h30.

b. Boeing 777 é detentor de outros recordes e marcas expressivas, como explicamos nesta matéria.

c. Confira nossa publicação sobre a estreia da rota mais extensa do mundo, da Qatar, com 17h30

d. Por algum motivo, a lista da OAG saiu com 11 rotas. Devem ser consideradas as 10 primeiras. Os dados são todos fornecidos pelas empresas aéreas.

Adaptado de informações da Forbes.

Veja outras histórias