Início Acidentes e Incidentes

Boeing 777 ‘enlouqueceu’ porque pilotos empurraram manche em direções opostas, indica BEA

No dia 4 de abril, um incidente grave envolvendo um Boeing 777-300ER da Air France chamou a atenção de pessoas em todo o mundo. Na ocasião, a informação que se tinha era de que o avião “enlouqueceu” e saiu do curso durante uma tentativa de pouso em Paris..

No entanto, um relatório preliminar divulgado pelo Bureau d’Enquetes et d’Analyses (BEA), entidade responsável por investigações de incidentes e acidentes aéreos da França, diz que o evento pode ter sido causado pelos dois pilotos da Air France, que teriam puxando os controles em direções opostas. As colunas de controle foram “dessincronizadas” por 14 segundos, diz o reporte.

O voo do incidente foi o AF-11, uma operação regular entre Nova Iorque e Paris. Durante a primeira aproximação de pouso, a aeronave virou para a esquerda e começou a voar de forma tão alarmante que se ouviu um dos pilotos gritando “Pare! Pare! Pare com isso!” em uma gravação de áudio com o controle de tráfego aéreo.

“O avião está praticamente enlouquecendo”, disse um dos pilotos a um controlador de tráfego aéreo enquanto lutava para recuperar o controle e descontinuava a aproximação. Felizmente, na segunda tentativa tudo correu bem e os profissionais comandaram um pouso seguro.

Logo após o caso, a atenção imediatamente recaiu sobre os sistemas de controle de voo do Boeing 777, mas o BEA diz que a análise inicial não mostra “inconsistências” entre “os movimentos dos controles e os movimentos do avião”.

O BEA diz que tentará replicar as ações dos dois pilotos nos controles de voo para ver se isso reproduzirá o comportamento da aeronave. Após abandonar a tentativa de pouso, o Comandante manteve a coluna de controle com o nariz levemente abaixado, enquanto o copiloto fazia entradas “mais pronunciadas” com o nariz para cima.

Assim como todos os anteriores, esse incidente também contribuirá para aumentar a segurança dos voos ao redor do mundo. Em breve, a BEA vai divulgar os resultados dos testes em simulador.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.