
Um Boeing 777 sofreu uma colisão com pássaro (‘bird strike’) e ficou danificado no início desta semana, mas há controvérsias sobre o momento em que teria ocorrido o incidente.
A aeronave envolvida foi o Boeing 777-300ER registrado sob a matrícula TC-JJJ, operado pela Turkish Airlines, que realizou o voo regular de passageiros TK-714 na noite da segunda-feira, 4 de outubro, partindo de Istambul e voando até seu destino, a cidade de Lahore, no Paquistão.
Mas, de acordo com informações e também algumas fotos veiculadas no Twitter, a aeronave teria sofrida uma colisão com pássaros quando estava se aproximando para o pouso no Aeroporto Internacional Allama Iqbal, tendo o radome (nariz do avião) e também a asa direita danificados, já na madrugada da terça-feira, 5 de outubro.
Nas fotos que se pode ver abaixo, é possível observar o dano na asa, cujo bordo de ataque se quebrou, e outro no nariz da aeronave, que ficou amassado.
Turkish Airlines Boeing 777-300 (TC-JJJ, built 2010) received damage to its right wing and radome on approach to Lahore Airport (OPLA), Pakistan. Flight #TK714 landed safely but was taken out of service for repairs. @fl360aerohttps://t.co/LaMgv7801L pic.twitter.com/cTl03aTohq
— JACDEC (@JacdecNew) October 5, 2021
Porém, de acordo com o The Aviation Herald, a Autoridade de Aviação Civil do Paquistão relatou que o voo TK-715, de retorno de Lahore para Istambul, com 359 pessoas a bordo, sofreu uma colisão com um pássaro na decolagem (e não no pouso do voo TK-714, como afirmaram outras fontes) e voltou ao aeroporto de origem sem mais incidentes.
Apesar do relato da autoridade, dados obtidos através do FlightRadar24 mostram que a aeronave em questão não se moveu, nem taxiou para realizar o voo TK-715 desde que chegou ao pátio, após o último voo TK-714, reforçando a hipótese de que o ‘bird strike’ realmente aconteceu no pouso, a menos que a plataforma de rastreamento não tenha captado o sinal da aeronave durante o suposto voo que decolou e retornou.
Por fim, o Boeing 777 seguiu de volta para Istambul nesta quarta-feira, 6 de outubro, no voo de número TK-6618. Até o momento, não há informações que indiquem se ele foi reparado no Paquistão e prosseguiu com passageiros até a Turquia, ou se o voo foi apenas um translado com um reparo provisório, para ser submetido à manutenção na base da companhia aérea.
Leia mais: