
A Boeing deu mais um passo rumo à certificação do novo 777-9X, o maior avião bimotor de passageiros do mundo, ao iniciar os testes do sistema de frenagem deste modelo.
A iniciativa, que ocorre com a presença de representantes da Administração Federal de Aviação (FAA), faz parte de um rigoroso processo para comprovar a segurança e a eficiência do sistema, que promete uma melhoria de 20% na eficiência de combustível.
Segundo Stephanie Pope, Presidente & CEO da divisão de jatos comerciais da Boeing, os testes deste mês são fundamentais para demonstrar a confiabilidade dos sistemas de aerodinâmica, freios e motores da aeronave. “Apesar de já termos realizado avaliações internas exaustivas, a presença da FAA neste ensaio, após a expansão da Autorização de Inspeção de Tipo para o 777-9X, confirma que a aeronave está pronta para cumprir os exigentes requisitos regulatórios“, afirmou Pope.
Durante essa fase de certificação, a equipe de desenvolvimento do 777X e de Testes e Avaliação realizou mais de 1.300 voos, acumulando cerca de 3.700 horas de voo. Esses testes abrangeram diversas condições, como frenagens em superfícies molhadas e secas, pousos com ventos laterais intensos e decolagens em diferentes velocidades, garantindo que o novo modelo atenda a altos padrões de segurança e desempenho.
Os testes foram realizados no Aeroporto Clinton Sherman, no interior do estado americano do Oklahoma, não distante de Lubbock, no vizinho Texas, que serviu de local de testes para pousos de ventos cruzados do 777X semanas atrás.
No vídeo abaixo divulgado pela Boeing é possível ver os pneus do jato 777-9X saindo fumaça e com o freio incandescente após o avião pousar sem utilizar os reversores para ajudar na frenagem:
WH001 (N779XW) is at Clinton Sherman Airport for certification brake testing with FAA oversight.
— Boeing 777X (@b777xlovers) March 25, 2025
The 777X brake testing ensures the aircraft's braking system meets safety and performance standards required for FAA certification.#777X #FAA #Boeing777X pic.twitter.com/qPn6XWyuEk
A Boeing reafirma seu compromisso com o avanço dos programas de desenvolvimento do 777X, tendo mais de 480 unidades já encomendadas por clientes de diversas partes do mundo. O processo de certificação do 777-9 representa não apenas um marco tecnológico, mas também a continuidade da trajetória de inovação e excelência que a empresa busca oferecer a seus clientes globais.