Início Empresas Aéreas

Boeing 787-9 da Latam Brasil faz primeiro run-up, enquanto se aproxima do voo inaugural

Foto recebida de leitor (autoria indicada de Evan Dunne)

Após concluir o teste de evacuação no final de semana, a equipe da Latam dá mais um passo rumo ao primeiro voo do Boeing 787-9 pela operação brasileira com a realização do primeiro run-up de motor, conduzido pela equipe de manutenção da companhia no aeroporto Guarulhos.

O procedimento é uma das últimas checagens antes dos voos com a aeronave e serve para testar motores e diagnosticar problemas. De uma forma abrangente, as verificações consistem em acionar e acelerar os motores para garantir que sejam capazes de produzir o empuxo esperado. Tal procedimento deve ser realizado em uma área isolada e distante de outras aeronaves e estruturas, para que não haja risco de danos.

A etapa também é um protocolo necessário do processo de habilitação da aeronave para operar como parte da frota da Latam Brasil. Lembrando que o jato em questão tem matrícula PS-LAA (msn 38483) e foi transferido da frota da Latam Chile, onde voou por menos de dois anos como CC-BGO. Segundo dados da Cirium, é uma aeronave com apenas 818 ciclos e 5.412 horas de voos.

O voo inaugural do PS-LAA, ainda em voos de preparação de tripulação, está previsto para o dia 2 de outubro na rota Guarulhos – Manaus, às segundas, quartas e sábados, segundo consta na base de voos autorizados da ANAC. Originalmente, o plano previa o início ainda em setembro, mas a programação foi ajustada.

Num primeiro momento, a Latam terá quatro Boeing 787.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile