Boeing C-17 consegue pousar na desafiadora Ilha de Santa Helena

A isolada ilha de Santa Helena, no Oceano Atlântico, recebeu recentemente o seu maior visitante: o gigante cargueiro militar Boeing C-17 Globemaster III.

Divulgação – Aeroporto de Santa Helena

A ilha britânica, que já serviu de prisão para Napoleão Bonaparte, é conhecida pelo seus fortes ventos e seu pequeno aeroporto com pista de 1.950 metros, que tornam os pousos ali um grande desafio.

Apenas em 2017 a Ilha começou a ter voos comerciais, iniciados pelo Embraer E190-E1 da sul-africana Airlink, que hoje ainda faz a única operação regular na Ilha. Desde então, aeronaves como o Boeing 737-800, 757-200, Lockheed C-130 Hércules e Avro RJ85 fizeram voos esporádicos para a ilha.

Mas hoje, um verdadeiro gigante pousou lá, pesando 128 toneladas vazio, com 53 metros de comprimento e 16 metros de altura, o C-17 veio da Ilha de Ascenção, outra base do Reino Unido no Atlântico. Antes, estes voos eram feitos pelo C-130 Hércules, mais lento e menor, levando suprimentos para a ilha.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias