Início Variedades

Boeing com presidente ucraniano Zelensky tem proteção de avião espião durante voo aos EUA

Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, embarcou nesta quarta-feira (21) para Washington, a fim de se encontrar com o presidente americano Joe Biden e visitar o Capitólio, na sua primeira aparição pública internacional desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, em fevereiro deste ano.

Zelensky tuitou a informação de que estava a caminho dos EUA na manhã de hoje, embora seu transporte até o território americano tenha permanecido em sigilo. Ainda assim, pessoas de todo o mundo passaram a monitorar e reportar aeronaves não usuais sobrevoando a região do leste europeu.

Um avião espião com capacidade AWACS (aviso e controle aéreo) foi enviado de sua base em Geilenkirchen, na Alemanha, para patrulhar o Mar do Norte, circulando as águas, antes que a aeronave transportando Volodymyr Zelensky para Washington chegasse à área.

Algum tempo depois, uma aeronave Boeing C-40B da Força Aérea dos Estados Unidos aterrissou em Rzeszow, na Polônia, vindo a decolar momentos depois. Acredita-se que seja neste avião que o presidente ucraniano está embarcado.

Mais tarde, assim que a aeronave passou a sobrevoar o mar, um caça F-15 britânico foi enviado ao seu encontro, reportou o noticiário britânico The Telegraph, mostrando que aquele avião americano tinha alguém “especial” a bordo. O caça voltou à base logo após o Boeing C-40B da Força Aérea dos EUA entrar no espaço aéreo escocês.

Durante a visita, Biden anunciará um novo pacote de assistência de segurança para a Ucrânia, que incluirá uma bateria de mísseis Patriot para ajudar o país a se defender contra ataques russos à infraestrutura civil, disse um alto funcionário do governo a repórteres na terça-feira.

O sistema de mísseis, a arma de defesa aérea mais avançada do arsenal americano, é um pedido antigo e importante de Kiev, e o funcionário disse que os Estados Unidos treinarão as forças ucranianas sobre como operá-lo.

Biden e Zelensky planejam realizar reuniões bilaterais e uma coletiva de imprensa na Casa Branca antes que o líder ucraniano vá ao Capitólio para fazer um discurso conjunto ao Congresso, de acordo com o funcionário.

Os legisladores estão tentando aprovar um pacote de gastos de fim de ano nesta semana que inclui cerca de US$ 45 bilhões em nova ajuda à Ucrânia, um esforço pelo qual Zelensky deve agradecer ao Congresso, de acordo com os assessores oficiais e do Congresso com conhecimento dos planos.

E-3 Sentry com a tecnologia AWACS

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile