Boeing da Qatar faz manobra a segundos do pouso para desviar de balão em São Paulo

Um incidente foi registrado na manhã de domingo, 3 de julho, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, quando vários aviões foram forçados a desviar de um enorme balão na aproximação final.

Foto por Rafael Freitas (Cedida ao AEROIN – reprodução proibida sem autorização do autor)

O caso aconteceu nesta manhã e o AEROIN recebeu relatos de quem estava a bordo da aeronave, assim como de quem estava no chão, acompanhando o movimento do tráfego aéreo. Deste último grupo, Rafael Freitas foi uma das pessoas que viu o balão, enquanto fotografa os aviões pousando em Guarulhos.

“O Boeing 777 veio meio desalinhado com a pista pra evitar o balão. Quando ultrapassou, corrigiu o alinhamento com uma curva”, declarou Freitas, descrevendo a foto que fez na região do aeroporto, em que mostra o avião curvando antes de alinhar para o pouso.

Foto por Denio Costa (cedida ao AEROIN – reprodução proibida sem autorização do autor)

Dados da plataforma RadarBox de rastreamento de voos, captaram o momento em que o jato Boeing 777-300ER de matrícula A7-BEV, procedente de Doha, fez um leve desvio à direita para evitar o balão enquanto sobrevoava o centro da cidade de Guarulhos.

O outro relato compartilhado com o AEROIN foi do passageiro Denio Costa, que estava a bordo da aeronave e enviou uma foto, na qual mostra o balão muito próximo da asa esquerda do triplo-sete. Na imagem, é possível ver detalhes, incluindo a imagem de uma menina na faixa carregada pelo objeto. Segundo Costa, “o balão chamou a atenção de quem estava a bordo”.

A soltura de balões não-tripulados é crime no Brasil, mas, por falta de fiscalização, dificuldade de encontrar os criminosos e ausência de uma punição rígida aos baloeiros, a prática continua sendo feita, e tradicionalmente aumenta na época de Festas Juninas, que estamos passando agora.

Caso a aeronave atingisse o balão, poderia ocorrer a ingestão do objeto pelo motor do avião, causando uma pane e até podendo levar a um acidente.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias