Boeing deixará de contar com os serviços dos Antonov An-124 da russa Volga-Dnepr

Foto: Volga-Dnepr

A Volga-Dnepr, companhia aérea russa especializada em cargas pesadas ​​e de grande porte, é uma vítima notável do fogo cruzado econômico entre o Ocidente e a Rússia sobre a invasão da Ucrânia, derrubando-a dos seus principais mercados e causando outro choque na cadeia de suprimentos.

O último baque em sua operação diz respeito à proibição colocada pelos Estados Unidos para o sobrevoo de seu território por aeronaves russas. Mais do que afetar voos internacionais de e para o país, a sanção impede que a Volga-Dnepr realize uma tarefa crucial para a linha de produção da Boeing, relata o site FlightGlobal.

A Volga-Dnepr frequentemente transporta cargas exclusivas para a Boeing dentro dos EUA sob permissão especial quando as transportadoras americanas não podem realizar a missão. E muitas das peças das fabricante de aeronaves são maiores do que a grande maioria dos jatos comerciais pode comportar, necessitando um apoio especial que apenas o gigante Antonov An-124 pode oferecer.

Devido ao tamanho da carga e à urgência dos embarques por conta da velocidade de produção de aeronaves comerciais, a Boeing Commercial Aircraft não utiliza o transporte terrestre. Uma avaliação conduzida pela Boeing eliminou todos os outros métodos convencionais de movimentação, incluindo transporte rodoviário e ferroviário, como métodos viáveis ​​para atender às necessidades atuais

Com todas essas mudanças no cenário econômico, ainda não há detalhes de como a Boeing fará para contornar a perda da parceira. De qualquer forma, para a Volga-Dnepr todo esse caos pode resultar numa crise existencial, dependendo de quanto perdurar. A Volga é uma empresa privada de propriedade de Alexei Isaikin.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias