Início Mercado

Boeing divulga relatório anual sobre o mercado de financiamento de aeronaves comerciais

Imagem: Boeing, via YouTube

A Boeing divulgou hoje o 2023 Commercial Aircraft Finance Market Outlook (CAFMO), mostrando mais um ano de recuperação e aumento da demanda de financiadores e investidores de aeronaves.

“Com os aumentos de produção e entrega e a reabertura de certos mercados regionais, prevemos que as necessidades de financiamento de aeronaves cheguem perto dos níveis pré-pandêmicos em 2023”, disse Rich Hammond, vice-presidente de Financiamento ao Cliente da Boeing. “Essa tendência positiva reafirma que os fundamentos de nossa indústria são fortes e os financiadores e investidores de aeronaves estão bem posicionados enquanto as viagens continuam se recuperando”.

O CAFMO 2023 é a revisão anual da Boeing sobre as tendências de financiamento de aeronaves e avalia a dinâmica do mercado de curto prazo e as fontes de financiamento para novas entregas de aviões comerciais.

Os destaques selecionados do relatório incluem:

– Em 2022, a maioria dos aviões da Boeing foi financiada devido ao forte desempenho operacional e aos esforços de desalavancagem dos clientes.

– Embora o financiamento direto continue a desempenhar um papel significativo, espera-se que o uso de mercados de capitais, dívida bancária e crédito à exportação se expanda.

– A atividade dos mercados de capitais em 2022 foi menor em comparação com sua maior atividade registrada em 2021.

– As agências de crédito à exportação apoiaram quase 5% das entregas da Boeing em 2022.

– As entregas apoiadas pelo locador permanecerão estáveis, mas podem enfrentar a concorrência de outras fontes de financiamento.

O Boeing 2022 Commercial Market Outlook é uma previsão anual de 20 anos que aborda o mercado de aviões comerciais e serviços, refletindo o mercado global. Nesse sentido, a fabricante conclui que o setor está se recuperando. A demanda por viagens aéreas domésticas teve uma forte recuperação em vários regiões, com o tráfego internacional ganhando força à medida que as restrições diminuem, voltando aos níveis pré-pandêmicos de 2023 a 2024.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile