Boeing dobra a compra de combustível feito a partir de óleo de cozinha para operações comerciais

Boeing 777-200 ecoDemonstrator – Imagem: Boeing

A empresa norte-americana Boeing, anunciou, nesta semana, um novo acordo para comprar 5,6 milhões de galões (21,2 milhões de litros) de combustível de aviação sustentável (SAF) produzido pela Neste, o principal produtor mundial do tipo, para apoiar suas operações comerciais nos Estados Unidos até 2023. Esse acordo mais que dobra as aquisições de SAF da empresa em relação ao ano passado.

Estamos demonstrando nosso compromisso de reduzir nossa pegada de carbono e catalisar a indústria SAF“, disse Sheila Remes, vice-presidente de Sustentabilidade Ambiental da Boeing. “Esta aquisição de SAF representa 25% das necessidades totais de combustível de aviação da Boeing no ano passado, incluindo nossa produção, entrega, voos com o Boeing ecoDemonstrator e Dreamlifter, e pretendemos aumentar essa parcela nos próximos anos”.

Os acordos de compra incluem o fornecimento do Neste MY Sustainable Aviation Fuel que é misturado com combustível de aviação convencional na proporção de 30/70 para produzir o SAF misturado. O Neste MY SAF é feito a partir de resíduos e matérias-primas 100% renováveis, como óleo de cozinha e resíduos de gordura animal, e cumpre rigorosos critérios de sustentabilidade.

A empresa EPIC Fuels e Signature Aviation fornecerá 2,3 milhões de galões e a Avfuel fornecerá 300.000 galões deste SAF combinado para o programa de teste de voo Boeing ecoDemonstrator e as plantas da empresa no estado de Washington e na Carolina do Sul. 

A Boeing também está comprando 3 milhões de galões adicionais do mesmo SAF misturado da EPIC Fuels e da Signature Aviation, gerando créditos de redução de emissões para entregas comerciais, uso do 747 Dreamlifter e voos executivos. 

Em 2021, a Boeing se comprometeu a entregar seus aviões comerciais capazes e certificados para voar com 100% SAF até 2030. O SAF reduz as emissões de CO₂ em até 80% ao longo do ciclo de vida do combustível, com potencial para atingir 100% no futuro e é amplamente reconhecido como oferecendo o maior potencial para descarbonizar a aviação nos próximos 20 a 30 anos. 

Feito de várias matérias-primas, o SAF é certificado para uso comercial e atualmente pode ser misturado em até 50% com combustível de aviação tradicional sem modificações em aviões, motores ou infraestrutura de abastecimento.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias