Boeing e Adient mostram a nova evolução dos assentos de classe econômica em aviões

A Adient Aerospace, uma joint venture (JV) entre a fabricante de assentos automotivos Adient e a Boeing, apresentou recentemente a mais nova evolução dos novos assentos de classe econômica Ovation, com poltronas totalmente otimizadas estrutural e esteticamente para serem combinadas com o Boeing Sky Interior. 

O projeto do Ovation se baseia num conceito que já vinha sendo trabalhado anteriormente pela LIFT, empresa que foi comprada pela JV em 2019, mas que já traz novos avanços baseados no feedback de clientes e nas lições aprendidas com o produto anterior. A ideia das parceiras é ter um design simples, limpo e moderno que ofereça aos passageiros um assento confortável e ergonomicamente otimizado.

As opções de personalização para assentos Ovation incluem um suporte para dispositivo eletrônico pessoal (PED) com espaço para tablets maiores e celulares menores, recursos para sistema de entretenimento em voo (IFE), tomadas, colete salva-vidas, gancho para casaco ou fone de ouvido, degrau auxiliar, opções variadas de cor, material e acabamento, e um encosto de cabeça confortável.

Um outro tema importante para as empresas diz respeito a facilitar a manutenção dos assentos e garantir sua durabilidade, já que serão usados milhares de vezes durante sua vida.

Na nota, a fabricante comenta que “embaixo do assento do Ovation, o atuador está localizado centralmente para estabilidade e longa vida. Isso também fornece facilidade de acesso para manutenção com uma quantidade generosa de espaço em ambos os lados para manobrar facilmente sem ter que trabalhar em cantos apertados ou pontos cegos. A mesa da bandeja de refeição foi projetada para ser substituída de forma fácil e rápida; remover a mesa é fácil e colocar uma nova mesa não requer ferramentas”.

A solução encontrada para o encosto de cabeça, que é uma das partes mais críticas para assegurar conforto ao viajante, foi a disponibilização de uma estrutura que sustenta naturalmente a cabeça por meio de uma concha com contornos exclusivos. “A simplicidade dessa estrutura é nova na indústria, reduzindo o número de peças em 75%, diminuindo a necessidade de manutenção e aumentando o valor para a companhia aérea”, explica a empresa.

O encosto do banco (da frente) também visa manter os passageiros entretidos em voos longos. Ele oferece uma experiência de entretenimento com uma tela IFE flutuante retroiluminada e um suporte PED, permitindo entretenimento em várias telas e eliminando a necessidade de um controle remoto.

Existem dois modelos Ovation, uma versão para aviões de corredor único para curta distância, otimizada para o Boeing 737 MAX e uma versão de corredor duplo para longa distância projetada em torno do Boeing 787.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias