Boeing e Airbus disputam pedido de uma das maiores operadoras de aviões Jumbo do mundo

Boeing 747-400F da Cargolux

À medida que a Airbus começa a conquistar os primeiros clientes para seu recém-lançado Airbus A350F (cargueiro) e a Boeing ainda segue avaliando a viabilidade da versão de cargas do projeto Boeing 777X, uma das maiores operadoras mundiais do modelo 747, o Jumbo Jet, está avaliando uma aquisição de aviões de nova geração para suas operações.

Segundo reporta a Reuters, um representante da europeia Cargolux confirmou na última sexta-feira, 19 de novembro, que a empresa está avaliando ofertas das duas grandes fabricantes mundias de aviões.

A Cargolux é a terceira maior operadora do planeta de aviões da família Boeing 747, com 30 jatos das versões 747-400F e 747-8F, ficando atrás apenas da Atlas Air, que tem 46 em operação, e da UPS Airlines, com 38 Jumbos.

A companhia aérea europeia teria até mesmo visitado a Airbus para conhecer pessoalmente o projeto do A350F, e a fabricante francesa estaria fazendo uma incursão intensa para conquistar para si a cliente da concorrente Boeing. Em caso de sucesso, o resultado seria um revés bastante significativo para a norte-americana, já que a Cargolux opera exclusivamente os 30 aviões da Boeing.

O A350F foi anunciado oficialmente pela Airbus na semana passada no Dubai Airshow e a fabricante assinou acordos para as duas primeiras encomendas do modelo. Por outro lado, a Boeing não confirmou o lançamento oficial do 777X cargueiro no mesmo evento, como era esperado por parte da indústria aeronáutica mundial.

Apesar disso, a Boeing segue líder absoluta no mercado de transporte aéreo cargueiro, conquistando encomendas para o 777F e o 767-300F, mesmo estes sendo projetos de geração anterior.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias