Boeing e Airbus próximas de computarem pedido de 29 aviões comerciais para o Azerbaijão

A Azerbaijan Airlines está prosseguindo com seus planos para renovar e expandir sua frota de aviões de passageiros após negociações com a Airbus e Boeing, realizadas em Baku, na semana passada, informou o site de notícias Mena FN.

Com relação à Airbus, a empresa aérea estatal disse que um acordo preliminar foi alcançado em que os europeus podem fornecer até vinte A320neo e A321neo até 2030 para substituir seus atuais A319 e A320. Do lado da Boeing, um acordo preliminar foi alcançado para a compra de nove B787 até 2030 para uso na substituição de seus 757, 767 e A340.

A mídia não fez nenhuma menção foi feita sobre o status dos planos da empresa para o Boeing 737 MAX, que foram adiados pela última vez de 2019 para 2024 .

Como próximo passo, a Airbus e a Boeing devem agora elaborar propostas comerciais, que serão submetidas ao governo do país e ao conselho da empresa aérea para a negociação e tomada de decisão final.

Além de jatos da Boeing e Airbus, a Azerbaijan também voa com oito Embraer E190 AR, que são novos, com idade média de 8,5 anos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias