Início Indústria Aeronáutica

Boeing e Atlas Air celebram a entrega do último 747 da história em emocionante cerimônia

Último Boeing 747 a ser entregue – Imagem: Boeing

A Boeing e a Atlas Air Worldwide juntaram-se a milhares de pessoas – incluindo funcionários atuais e antigos, bem como clientes e fornecedores – para celebrar a entrega do último 747 à empresa cargueira americana, encerrando mais de meio século de produção do icônico Jumbo.

Os funcionários da Boeing que projetaram e construíram o primeiro 747, conhecido como os “Incríveis”, voltaram a ser homenageados na fábrica de Everett, onde a jornada do Jumbo começou em 1967. A fábrica produziu 1.574 aviões ao longo da vida do programa.

Este dia monumental é uma prova das gerações de funcionários da Boeing que deram vida ao avião que ‘encolheu o mundo’ e revolucionou as viagens e a carga aérea como o primeiro widebody“, disse Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes. “É apropriado entregar este cargueiro 747-8 final para a maior operadora do 747, a Atlas Air, onde a ‘Rainha’ continuará a inspirar e capacitar a inovação em carga aérea”.

Estamos honrados em continuar nossa longa história de pilotar esta aeronave icônica para nossos clientes em todo o mundo“, disse John Dietrich, presidente e diretor-executivo da Atlas Air Worldwide. “A Atlas Air foi fundada há mais de 30 anos com um único cargueiro 747-200 convertido e, desde então, percorremos o mundo operando quase todos os tipos de frota do 747, incluindo o Dreamlifter, o 747 Large Cargo Freighter da Boeing, para o transporte de peças do 787 Dreamliner. Somos gratos à Boeing por seu compromisso compartilhado com a segurança, qualidade, inovação e meio ambiente, e por sua parceria para garantir o sucesso contínuo do programa 747 enquanto operamos a aeronave nas próximas décadas.

Dietrich acrescentou: “Carregamos de tudo no 747, de carros de corrida a cavalos de corrida, de peças de foguetes a satélites, eletrônicos, remessas expressas noturnas – e várias formas de produtos perecíveis, como flores frescas, vegetais e peixes. O 747 também tem sido fundamental para transportar mercadorias que salvam vidas, como remédios, vacinas e equipamentos de proteção individual durante a pandemia e outros momentos de necessidade. E temos orgulho de servir aos militares dos EUA como o maior fornecedor de transporte aéreo – transportando tropas e carga – e o 747 é a espinha dorsal desse trabalho crítico.

A entrega da aeronave foi a última de quatro novos cargueiros encomendados em janeiro de 2021. A Atlas Air operará esta aeronave para a Apex Logistics, uma empresa da Kuehne+Nagel, sob um contrato de longo prazo.

A Atlas projetou uma pintura dividida personalizada para a aeronave especial, com o logotipo da Atlas Air no lado direito e na cauda da aeronave e o logotipo da Apex Logistics no lado esquerdo. Para homenagear o legado da “Rainha dos Céus”, um decalque especial foi incluído à direita do nariz com Joe Sutter, considerado pela Boeing o “Pai do 747”.

Os nomes que escolhemos para as duas últimas aeronaves icônicas se encaixam em seu legado – ‘Inspire’. e ‘Empower.’”, disse Yngve Ruud, Membro do Conselho de Administração da Kuehne+Nagel, responsável pela Logística Aérea. “Estamos ansiosos para ver a última aeronave 747-8F decolando para atender às necessidades de nossos clientes em todo o mundo com capacidade incomparável.

Informações da Boeing e Atlas

Leia mais:

Sair da versão mobile