
A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), a Boeing e a SAAB concordaram em ajustar aspectos da aquisição do jato de treinamento avançado T-7A Red Hawk.
As três partes fecharam um novo acordo visando atender às necessidades operacionais do Comando de Educação e Treinamento Aéreo (AETC) da USAF e entregar uma plataforma que seja segura, adequada e sustentável para substituir a envelhecida frota de aeronaves Northrop T-38C Talon.
Em 2018, a Força Aérea concedeu à Boeing/SAAB um contrato de preço fixo para o desenvolvimento das aeronaves T-7 e 10 lotes fixos de todas as 350 aeronaves Red Hawk. Atualmente, pilotos da USAF estão voando cinco aeronaves de teste, com a última tendo sido entregue em dezembro de 2024.
Sob o plano ajustado, a Força Aérea adquirirá quatro T-7 neste ano fiscal de 2025 para entrega no ano fiscal de 2026. Essa capacidade de teste expandida permitirá que o AETC acelere o plano de testes e o desenvolvimento do currículo mais cedo do que o plano atual, alcançando uma Capacidade Operacional Inicial (IOC) dentro do prazo.
Embora o plano ajustado da Força Aérea resulte na postergação do contrato de produção do 1º lote em 2026, o cronograma de entrega das aeronaves deste lote preservará a meta de atingir a IOC em 2027.
A Força Aérea Americana está colaborando com o Congresso para determinar os ajustes necessários à solicitação de orçamento do T-7A para o Ano Fiscal de 2025, a fim de implementar o plano ajustado.
Com informações da Secretaria de Comunicação Social da USAF