Boeing escolhe o Japão para um novo Centro de Pesquisa em combustíveis e propulsão de aviação

Boeing 777 ecoDemonstrador – Imagem: Boeing

A Boeing anuncia nesta segunda-feira, 1º de agosto, que fortalecerá sua parceria com o Japão abrindo um novo centro de Pesquisa e Tecnologia da Boeing (BR&T). A instalação se concentrará na sustentabilidade e apoiará um acordo de cooperação recém-expandido com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI).

A Boeing e a METI concordaram em ampliar seu Acordo de Cooperação de 2019 para agora incluir um foco em combustíveis de aviação sustentáveis ​​(SAF), tecnologias de conjunto de potência elétrico e de hidrogênio e conceitos futuros de voo, que promoverão a aviação de impacto climático zero, além de explorar a propulsão elétrica e híbrida-elétrica, baterias e fabricação de compósitos que permitirão novas formas de mobilidade urbana.

O BR&T – Japan Research Center ficará localizado em Nagoya, que já abriga muitos dos principais parceiros industriais e fornecedores da Boeing. A instalação expandirá ainda mais a área de pesquisa e desenvolvimento da Boeing na região, que inclui centros na Austrália, China e Coreia do Sul.

Greg Hyslop, engenheiro-chefe da Boeing e vice-presidente executivo de Engenharia, Teste e Tecnologia, disse:

“Estamos empolgados em abrir nosso mais recente centro global de pesquisa e tecnologia aqui no Japão. Trabalhando com parceiros fantásticos como o METI, o novo centro expandirá as iniciativas da Boeing em combustíveis sustentáveis ​​e eletrificação e explorará a interseção de digitalização, automação e compostos aeroespaciais de alto desempenho para maior sustentabilidade em nossos futuros produtos e sistemas de produção”.

A Boeing afirma que está totalmente comprometida em apoiar a indústria de SAF do Japão e foi aceita como o mais recente membro da ACT FOR SKY, uma organização voluntária de 16 empresas que trabalha para comercializar, promover e expandir o uso de SAF produzido no Japão.

A ACT FOR SKY foi fundada palas companhias All Nippon Airways (ANA) e Japan Airlines (JAL), juntamente com a empresa global de engenharia JGC Holdings Corporation e a produtora de biocombustíveis Revo International.

Masahiro Aika, representante da ACT FOR SKY, disse:

“A ACT FOR SKY alegra-se com a participação da Boeing. Esperamos que a Boeing colabore com os outros membros da “ACT” para a comercialização, promoção e expansão da SAF no Japão.”

Além de se tornar parceira da ACT FOR SKY, a Boeing tem um longo histórico de inovação com a ANA e a JAL em aviação sustentável, que inclui voos pioneiros movidos a SAF e o lançamento do inovador 787 Dreamliner.

Hoje, eles assinaram acordos para trabalhar juntos para estudar tecnologias sustentáveis ​​avançadas, incluindo sistemas de propulsão elétricos, híbridos, hidrogênio e outros novos, em um esforço para reduzir a pegada de carbono das aeronaves.

O diretor de sustentabilidade da Boeing, Chris Raymond, acrescentou:

“Para garantir que os enormes benefícios sociais da aviação permaneçam disponíveis para as próximas gerações, devemos continuar a fazer parcerias com inovadores e líderes capazes para apoiar o compromisso da indústria de emissões líquidas zero de carbono até 2050.

Estamos honrados para se juntar ao ACT FOR SKY e colaborar com outros membros para compartilhar as melhores práticas globais e ajudar na expansão e demanda de SAF no Japão. E temos a honra de abrir o Centro de Pesquisa do Japão e expandir nosso trabalho com os clientes das companhias aéreas ANA e JAL em tecnologias para realizar a aviação de impacto climático zero.”

Informações da Boeing

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Ao transportarem 297 mil pessoas entre Brasil e EUA de janeiro...

0
Em janeiro e fevereiro de 2024, as companhias registraram 42% de crescimento no número de passageiros em voos entre Brasil e Estados Unidos.