Como visto mais cedo nesta segunda-feira, 16 de setembro, a fabricante brasileira de aviões Embraer publicou um comunicado em que informa que seu processo de arbitragem contra a Boeing chegou ao fim, com um acordo de pagamento de US$ 150 milhões pela fabricante norte-americana.
A disputa foi iniciada pela Embraer depois que, em 2020, a Boeing desistiu de continuar avançando com o Contrato Principal de Transação (MTA), sob o qual as duas empresas procuravam estabelecer um novo nível de parceria estratégica.
Diante da informação compartilhada pela empresa brasileira, a Boeing também decidiu tornar público o seu posicionamento relacionado à decisão. A norte-americana afirma que está satisfeita pela conclusão do processo e que tem orgulho da longa parceria com o Brasil.
A Boeing diz: “Estamos satisfeitos por ter concluído o processo de arbitragem com a Embraer. De forma mais ampla, temos orgulho de nossos mais de 90 anos de parceria com o Brasil e esperamos continuar contribuindo para a indústria aeroespacial brasileira.”