Boeing já tem pronto o quarto protótipo do 777X, o maior bimotor do mundo

O quarto protótipo de testes do maior avião bimotor do mundo já está pronto. É mais um 777-9X da Boeing, que já deu as caras na fábrica de Everett. O jato de matrícula N779XZ foi registrado ainda “escondido” pelo spotter Matt Cawby no Paine Airport, onde está a fábrica da Boeing e publicado em seu perfil no Twitter (vide imagem acima).

Assim como o terceiro demonstrador, esse 777X está com uma pintura de base branca, e também deverá ser repassado a um dos clientes do modelo (ou seja, não deve continuar como uma aeronave de testes quando esses estiverem concluídos e o avião totalmente homologado).

Características distintas

Com o 777X, a Boeing revelou três características principais que fazem com que este avião se destaque dos demais do segmento: os motores gigantes GE9X, as asas dobráveis e a nova fuselagem. Quem assistiu ao voo inaugural reparou em todas essas características marcantes.

Os dois grandes motores General Electric GE9X (o maior motor de avião do mundo, com 3,4 m de diâmetro) geram o empuxo necessário para que a aeronave de 76,72 metros e de peso máximo de decolagem de 355 toneladas saia do chão e alcance até 14 mil quilômetros com uma economia de combustível de 10%, inclusive comparada a aeronaves modernas concorrentes (segundo estudos da Boeing). 

Finalmente, a fuselagem. De todas as inovações, talvez essa seja a mais interessante. Ela é mais longa do que o 777-300ER, tem a mesma largura por fora, mas possui mais espaço interno, pois a Boeing a re-esculpiu completamente.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias