Boeing ganhará pedido de 16 P-8A Poseidon da Força Aérea Real do Canadá

P-8A Poseidon – Imagem: Boeing

A Real Força Aérea Canadense selecionou o P-8A Poseidon, aeronave de vigilância marítima multimissão baseada no Boeing 737-800, como a única adequada para substituir sua atual frota de aviões de guerra antissubmarino e patrulha marítima CP-140 Aurora.

O governo canadense emitiu um comunicado de imprensa informando sobre a escolha do Poseidon como substituto de sua aeronave CP-140 Aurora (versão canadense do P-3 Orion), que foi originalmente adquirida em 1980 e será retirada do serviço ativo até 2030, informa o Aviacionline.

Uma solicitação de informações (RFI) para levantamento de dados do setor foi publicada em fevereiro de 2022 dentro do programa Canadian Multimission Aircraft (CMMA). Após contatos com a indústria e os aliados mais próximos do Canadá, o governo determinou que o P-8A Poseidon é a única aeronave atualmente disponível que atende a todos os requisitos operacionais do CMMA, ou seja, guerra anti-submarina e C4ISR. 

Esta plataforma oferece uma capacidade que foi comprovada operacionalmente por vários parceiros de defesa do Canadá, incluindo todos os seus aliados “Five Eyes” – uma aliança de inteligência entre os Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia – bem como a Noruega e a Coreia do Sul. A Alemanha também decidiu recentemente adquirir esta plataforma.

Com o objetivo de explorar essa opção com mais detalhes, o Canadá recentemente enviou uma Carta de Solicitação (LOR) por meio do programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS). Esses requisitos incluem até 16 aeronaves P-8A Poseidon e equipamentos associados e manutenção inicial, bem como acesso à propriedade intelectual e dados técnicos.

O P-8A tem uma capacidade multimissão comprovada que preenche todos os requisitos e protegerá os oceanos e as fronteiras do Canadá para as gerações futuras. Esperamos trabalhar com os governos dos EUA e do Canadá para finalizar esta venda no processo de Vendas Militares Estrangeiras.

Juntamente com nossos parceiros da indústria canadense – CAE, GE Aviation Canada, IMP Aerospace & Defense, KF Aerospace, Honeywell Aerospace Canada, Raytheon Canada e StandardAero – estamos comprometidos em fornecer 100% de benefícios industriais e técnicos que aumentarão significativamente a indústria aeroespacial e defesa do Canadá.

Caso o pedido seja concluído, o Canadá se tornaria o terceiro maior operador do modelo, depois da Índia e dos próprios Estados Unidos.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Avião em pouso por instrumentos voa na direção da torre de...

0
Um Boeing 737 da Southwest acabou arremetendo e passando muito perto da torre de controle do Aeroporto em Nova York.