Boeing KC-46 completa voos de teste para a primeira entrega à U.S. Air Force

Boeing KC-46. Imagem: Divulgação / Boeing.

A Boeing e as equipes da Força Aérea dos EUA realizaram recentemente um importante marco do programa do tanker (reabastecer) KC-46 – versão modificada do Boeing 767 – completando todos os testes de voo necessários para a primeira entrega. Na semana passada, a equipe da KC-46 concluiu o teste de certificação de tipo militar e o teste de certificação de reabastecedor com as aeronaves KC-135, F-16 e C-17.




“Esta é uma conquista significativa para a equipe da Boeing-Air Force e nos continua em nosso caminho para a primeira entrega em outubro”, disse Mike Gibbons, vice-presidente e gerente de programas da Boeing KC-46A. “Grande trabalho em equipe ao redor!”

A certificação do tanker, que começou em abril, foi conduzida pela Boeing Field em Seattle e pela Base Edwards da Força Aérea, na Califórnia. Como parte dos testes, o KC-46 e as aeronaves receptoras voaram em diferentes velocidades, altitudes e configurações para garantir compatibilidade e desempenho em todo o envelope de reabastecimento de cada receptor.

O teste de certificação para reabastecer o A-10 e outros KC-46 também já começou, com previsão da certificação final para A-10, F/A-18, KC-46, F-15 e B-52 a ser concluída antes dos testes iniciais de avaliação da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).

“Nosso principal foco agora é obter o Certificado Suplementar de Tipo (STC) da Administração Federal de Aviação, bem como a Certificação Militar de Tipo (MTC) formal da Força Aérea dos EUA”, disse Gibbons.

Boeing KC-46 durante teste de reabastecimento em voo de um F-18

A equipe de testes do KC-46 completou os testes de voo do STC em abril e agora está trabalhando com a documentação associada antes da aprovação do STC.

O programa tem seis aeronaves que suportaram vários segmentos de testes STC e MTC. No geral, eles completaram 3.300 horas de voo e descarregaram dois milhões de libras (900 toneladas) de combustível durante voos de reabastecimento com aeronaves F-16, F/A-18, AV-8B, C-17, A-10, KC-10 e KC-46.




O KC-46, derivado da fuselagem comercial 767 da Boeing, é construído nas instalações da empresa em Everett, Washington. A Boeing tem contrato para os primeiros 34 dos 179 tankers esperados para a Força Aérea dos EUA.

Quando em serviço, o KC-46 reabastecerá aeronaves militares usando seus sistemas de lança e mangueira e drogue, mas também deve ser capaz de abastecer-se a si mesmo para estender seu alcance operacional. A lança permite que o tanker transfira até 1.200 galões de combustível por minuto, enquanto os sistemas de mangueira e drogue, localizados na asa e na linha central do avião, permitem que o KC-46 reabasteça aeronaves menores com até 400 galões de combustível por minuto .

O KC-46A é um tanker multimissão projetado para reabastecer todas as aeronaves militares aliadas e de coalizão compatíveis com procedimentos internacionais de reabastecimento aéreo e pode transportar passageiros, carga e pacientes.

 
Informações pela Assessoria de Imprensa da Boeing.
 

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias