Boeing mostra a fabricação do tanque que aguentou uma enorme pressão de teste

O tanque sendo fabricado, em cena do vídeo abaixo

Como vimos na quinta-feira, 3 de fevereiro, aqui no AEROIN, a Boeing informou que testou com sucesso um novo tipo de tanque de combustível criogênico de alta capacidade, feito totalmente de materiais compósitos e sem emendas.

O tanque de materiais compósitos tem 4,3 metros de diâmetro – semelhante ao tamanho dos tanques de combustível para uso no estágio superior do foguete Space Launch System (SLS) da NASA, do programa de exploração espacial e lunar. A nova tecnologia de compósitos deve representar uma redução de peso em até 30% e depois ser usada também na aviação comercial.

E além de comentar os resultados dos testes, a fabricante divulgou também uma gravação mostrando algumas cenas do processo de fabricação do tanque. No rápido vídeo, nota-se a interessante aplicação completamente automatizada das camadas de compósito de fibra de carbono:

Com o processo do vídeo acima permitindo que o tanque seja feito de um material contínuo, sem emendas, sua resistência fez com que durante os testes com líquido criogênico os engenheiros da Boeing e NASA conseguissem pressurizar o recipiente até ultrapassar de forma relevante as cargas operacionais esperadas. No teste final, que pretendia forçar o tanque até causar falhas, as pressões atingiram 3,75 vezes os requisitos do projeto sem causar falha estrutural significativa.

O processo de fabricação é bastante semelhante ao utilizado para as fuselagens dos mais modernos aviões comerciais atualmente em produção, como o Boeing 787 e o Airbus A350, conforme vimos previamente aqui no AEROIN. Caso você não tenha visto ou queira ver novamente os detalhes do processo, pode acessar clicando aqui.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aeroporto de Guarulhos terá, na próxima semana, a quarta edição da campanha...

0
A campanha será aberta a toda comunidade aeroportuária e aos visitantes, desde que a pessoa atenda aos requisitos para ser um doador.