Boeing põe US$ 450 milhões na Wisk para avançar com voo elétrico autônomo

A Wisk, empresa focada em produtos de Mobilidade Aérea Avançada (AAM) e desenvolvedora do primeiro táxi aéreo totalmente elétrico e autônomo dos EUA, garantiu US$ 450 milhões em financiamento da The Boeing Company, tornando-se uma das AAM mais bem financiadas do mundo. 

Combinado com um financiamento anterior, esse investimento reforça a posição da Wisk como líder de AAM com apoio privado e destaca a força da parceria estratégica da Wisk com a Boeing e sua colaboração no desenvolvimento da aeronave eVTOL de 6a geração da Wisk. A máquina é a primeira candidata à certificação de uma aeronave autônoma, totalmente elétrica e de transporte de passageiros nos EUA.

Dentro de cinco anos após a certificação de sua nova aeronave, a Wisk pretende operar uma das maiores frotas de aeronaves AAM eVTOL do setor. A escala dessa frota é possibilitada pela tecnologia autônoma da empresa, um dos seus diferenciais competitivos. 

A Wisk calcula que terá cerca de 14 milhões de voos anuais, trazendo economia de tempo para mais de 40 milhões de pessoas em 20 cidades – todas com zero emissões.

Gary Gysin, CEO da Wisk, disse: “A Wisk está extremamente bem posicionada para cumprir sua estratégia de longo prazo com voos seguros e diários para todos. Temos uma sorte incrível de ter a Boeing não apenas como investidora, mas também como parceira estratégica, o que nos dá acesso a uma variedade de recursos, expertise líder do setor, alcance global, ampla experiência em certificação e muito mais. À medida que entramos nesta próxima etapa de nosso crescimento, esse financiamento adicional nos fornece capital, permitindo que permaneçamos focados em nosso negócio principal e nossa prioridade número um, segurança”.

Marc Allen, diretor de estratégia da Boeing, disse: “Com este investimento, estamos reafirmando nossa crença nos negócios da Wisk e na importância de seu trabalho no pioneirismo de capacidade totalmente elétrica, orientada por IA e autônoma para a indústria aeroespacial. A Boeing e a Wisk estão na vanguarda da inovação em AAM há mais de uma década e continuarão a liderar nos próximos anos”.

Com sua experiência em voo autônomo e elétrico, seu extenso histórico de testes de voo, conhecimento e insights importantes do desenvolvimento de cinco gerações de aeronaves e a força de suas parcerias, a Wisk está posicionada para manter sua liderança no AAM e no espaço de mobilidade mais amplo .

A Wisk começou em 2010 como Zee Aero, com a missão de oferecer voos diários seguros para todos, e mais tarde se fundiu com a Kitty Hawk Corporation. Ao reconhecer o potencial comercial da aeronave de 5ª geração, foi criada a Wisk, com investimento da The Boeing Company. 

Na última década, a Wisk alcançou uma série de novidades na aviação e na indústria, mais notavelmente, o primeiro voo de uma aeronave eVTOL totalmente elétrica e autônoma projetada para uso de passageiros nos EUA.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Após morte do cão Joca em voo da Gol, Ministério dos...

0
Devido a um erro no serviço de transporte de animais da GOL Linhas Aéreas, o animal foi enviado para Fortaleza, ao invés de Sinop.