Boeing reafirma que um novo avião de corredor único só deve sair na próxima década

Imagem: Boeing, via YouTube

A Boeing, empresa líder no setor aeronáutico, afirmou novamente que apenas deve lançar seu novo jato de corredor único na próxima década. A informação foi dada pelo diretor financeiro Brian West, durante uma conferência de investidores do BofA Securities, relatou uma reportagem do Flight Global.

Anos atrás, a Boeing planejava desenvolver um substituto para o 757, conhecido como “novo avião de mercado intermediário” (NMA). O projeto jamais não avançou, enquanto a Airbus seguiu ocupando espaços com seu A321, até que, em novembro de 2022, o presidente-executivo da Boeing, David Calhoun, afirmou que a empresa não pretendia lançar um novo programa de aeronaves tão cedo.

A justificativa da Boeing reside na necessidade de criar um produto realmente inovador e gere economias significativas aos operadores, algo que com a tecnologia atual não seria possível.

Ainda assim, a estratégia atraiu críticas de alguns analistas aeroespaciais, que insistem que os atrasos deixarão a Boeing muito atrás da concorrente Airbus. No entanto, outros observadores do setor consideraram prudente o cronograma da Boeing, dizendo que o lançamento de uma nova aeronave muito cedo poderia corroer as vendas do 737, nas quais repousa a saúde financeira da empresa.

West disse que o 737 MAX está se recuperando rapidamente dos problemas anteriores e enfatizou que os jatos estão competindo bem contra a família A320neo da Airbus. Além disso, ele destacou alguns pedidos recentes da Delta Air Lines e da United Airlines como evidência da sustentabilidade do projeto.

Em paralelo, a Boeing está trabalhando em estreita colaboração com a Administração Federal de Aviação para certificar o MAX 7 este ano e o MAX 10 no ano que vem, de acordo com West.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Air Botswana vai adquirir mais aeronaves Embraer para aumentar presença na...

0
A Air Botswana, apesar dos diversos desafios enfrentados, está pronta para alçar voos mais altos, desta vez com ajuda financeira do governo