Início Indústria Aeronáutica

Boeing segue contratando engenheiros brasileiros e abre novas vagas

David Axe, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Como antecipado em maio, a Boeing vem contratando profissionais no Brasil para atuar em um centro de engenharia que está abrindo em São José dos Campos, no interior de São Paulo, que está sendo chamado de Boeing Brazil Engineering Center.

Os planos detalhados, no entanto, ainda não foram publicamente divulgados, mas fontes dizem que a Boeing teria aberto 70 vagas no país, algumas das quais foram divulgadas em seus canais oficiais e outras preenchidas por contratações diretas.

A escolha do local não foi ao acaso, já que a mesma cidade do interior paulista sedia a principal planta produtiva de aviões comerciais da Embraer, e também não seria uma novidade se a maior parte dos engenheiros da Boeing forem egressos da fabricante brasileira.

O momento em que isso acontece pode trazer alguma preocupação para a Embraer, haja visto que a fabricante lançou recentemente o programa de conversão do E190 em cargueiro e também começa em breve o desenvolvimento do novo turboélice, sendo o último um projeto crítico para o futuro da companhia. Perder engenheiros-chave num momento como esse pode trazer desafios.

Vagas abertas

As mais recentes vagas publicadas pela Boeing, disponíveis em seu site, buscam contratar Engenheiros de Sistemas, Engenheiro de Controle de Voo, Engenheiros de Operações de Cabine, Engenheiro de Princípios de Controle de Voo e Gerente Sênior de Engenharia Estrutural.

O salário das vagas não foi revelado, mas todas exigem conhecimento da língua inglesa, além de quase sempre exigir domínio de programas de engenharia. Todas as posições são para pessoas que irão trabalhar com a divisão de jatos comerciais da companhia, principalmente com desenvolvimento, certificação e manutenção dos aviões de passageiros.

A empresa americana sempre teve presença no Brasil, seja para pesquisas ou para dar suporte aos clientes locais, mas havia algum tempo que não se falava num esforço de contratação deste tamanho.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile